Museu Paraense Emílio Goeldi completa 147 anos com novo ambiente
Neste domingo (6), o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) comemora 147 anos de existência e vai celebrar a data com a inauguração de um novo ambiente: um recinto de aves brejeiras, que vivem a beira de lagos ou terrenos alagadiços, no Parque Zoobotânico. O novo espaço, revitalizado, terá 34 aves de 6 espécies diferentes.
Localizado no centro da cidade de Belém, o parque do Museu possui cerca de mil animais e duas mil plantas típicas da Floresta Amazônica e uma fauna composta por animais de diversas espécies. O Museu Paraense Emílio Goeldi é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. Desde sua fundação, em 1866, suas atividades concentram-se no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região.
O Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi tem espécies representativas da Região Amazônica, algumas em perigo de extinção. A maior parte da flora em exibição é de espécies amazônicas, mas também preserva seu patrimônio histórico mantendo plantas trazidas no início do século XX. O museu possui ainda prédios e monumentos antigos, além do Espaço Ernst Lohse – Livraria do Museu Goeldi, em que visitantes tem acesso aos títulos publicados pela instituição.
Ciência e Tecnologia
O Museu tem como principais objetivos realizar pesquisas, promover a inovação científica, formar recursos humanos, conservar acervos e comunicar conhecimentos nas áreas de ciências naturais e humanas relacionados à Amazônia. Como meta até 2015, pretende-se consolidar e ampliar competências em Ciência, Tecnologia e Inovação relacionadas à bio e sociodiversidade e às transformações da Amazônia continental e costeira, consolidar o Museu Goeldi como um centro de pós-graduação na Amazônia e fortalecer a ação educativa do MPEG no despertar da vocação científica.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
07/10/2013 12:25
Artigos Relacionados
Diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi é reconduzido ao cargo
CAS DISCUTIRÁ SITUAÇÃO DO MUSEU EMÍLIO GOELDI
CAS DISCUTIRÁ SITUAÇÃO DO MUSEU EMÍLIO GOELDI
Museu Emílio Goeldi desenvolve turismo no Pará
CAS DISCUTE SOLUÇÕES PARA O MUSEU EMÍLIO GOELDI
CAS ANTECIPA AUDIÊNCIA SOBRE MUSEU EMÍLIO GOELDI