NABOR: CÓDIGO DE TRÂNSITO É PEDAGÓGICO, NÃO APENAS PUNITIVO
O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) ressaltou hoje (dia 23) que o novo Código de Trânsito é pedagógico, não apenas punitivo, qualidade que o torna extremamente valioso no processo de convivência social. Em sua opinião, essa lei veio num momento em que toda a sociedade reclamava medidas mais severas para conter os crimes no trânsito.
- De há muito, a sociedade estava exigindo do Congresso uma reformulação da lei existente - disse o senador, observando que, apesar de o Brasil ser campeão do mundo em acidentes de trânsito, eram quase insignificantes as penalidades aplicadas aos infratores. Ele lembrou o quanto são rigorosas as leis de trânsito nos países desenvolvidos, e enalteceu o fato de que o Brasil começa a induzir os motoristas a um comportamento mais civilizado.
Nabor Júnior afirmou que, no Brasil, "o motorista mata, não presta socorro, vai embora e, pelo antigo código, ainda podia ser inocentado pela Justiça". Ele se disse preocupado com a precariedade de condições do poder público para a efetiva execução da nova lei, visto ter ouvido em noticiário jornalístico que a polícia rodoviária só daqui a 30 dias começará a cumpri-la integralmente.
O senador também sugeriu que o Ministério da Educação determine a impressão de uma grande quantidade de cartilhas, para serem distribuídas nas escolas, a fim de difundir ao máximo o novo código. Pregou também que, pelo menos uma vez por semana, as crianças recebam lições de trânsito, visto que "os adolescentes de hoje serão os motoristas de amanhã". Ele ainda afirmou que essa lei precisa do apoio de todas as pessoas responsáveis. "E que a sociedade a receba da melhor maneira possível".
23/01/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Nabor: "recuo do PT é apenas estratégia"
Mestrinho quer proporção entre penas do Código de Trânsito e do Código Penal
Peixoto defende campanhas de prevenção no trânsito não apenas no verão
CCJ aprova uso de dinheiro de multas de trânsito apenas em campanhas educativas e sinalização
Código de Defesa do Consumidor foi revolução para o Brasil, diz Nabor
CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO