NABOR DEFENDE PERMANÊNCIA DO VOTO PROPORCIONAL
O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) defendeu hoje (dia 23) a manutenção do voto proporcional em uma futura reforma política. Segundo o parlamentar, é fundamental que o Congresso elabore uma nova legislação político-eleitoral. "Os três pontos que devem centralizar qualquer processo de aprimoramento do sistema político são a permanência do voto obrigatório, a manutenção da proporcionalidade na composição das casas legislativas e a instituição de rigorosos princípios de fidelidade partidária", afirmou o senador.
Para Nabor Júnior, a adoção do voto distrital é incompatível com o presidencialismo, representando "a paroquialização das câmaras legislativas". O senador acredita que o sistema seja inviável na maioria das cidades brasileiras. O senador acreano entende que os aspectos nocivos do voto distrital serão maiores "que os hipotéticos benefícios que pudesse trazer".
- Talvez na maioria das unidades da Federação, qualquer tentativa de retalhar o eleitorado tenha resultados funestos e prejudiciais à consolidação democrática.
23/03/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
NABOR DEFENDE PERMANÊNCIA DO NOTICIÁRIO "VOZ DO BRASIL"
Dilma fala em parceria contra a miséria e Sarney defende fim do voto proporcional
Entenda o que é voto proporcional e suas alternativas
Voto proporcional na pauta da reforma política
Sarney volta a defender sistema que combine voto proporcional com majoritário
CCJ pode votar proposta que dá fim ao sistema do voto proporcional para deputados e vereadores