NABOR JÚNIOR NEGA QUE SEJA CONTRA RECURSOS PARA O ACRE



O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) negou que seja contrário e esteja lutando para inviabizar o repasse de recursos federais, destinados pela proposta orçamentária para 2001 ao governo petista do estado do Acre. "Nunca fui contrário à alocação dos recursos. Se alguém apresentar provas materiais, como gravação de fita, por exemplo, renuncio ao meu mandato", disse.

Nabor disse que na reunião da bancada acreana, que discutiu as emendas a serem apresentadas à Comissão de Orçamento, apenas se posicionou contrário à aprovação de uma proposta que, segundo ele, beneficia em muito o governo estadual. Conforme informou, das 15 emendas de bancada, dez seriam para o estado (cerca de R$ 100 milhões) e apenas cinco para os municípios.

- Em nenhum momento tentei discriminar o Acre. Apenas defendi a divisão equitativa das emendas entre o governo estadual e os municípios - disse Nabor Júnior ao criticar o jornal Página 20, que segundo ele, distorceu a sua proposta e colocado o seu nome como uma espécie de inimigo do Acre.

Ele observou que a posição assumida pelo jornal tem uma razão: "o periódico é mantido pelo governo do estado do Acre". Ele considerou grave o jornal fazer uma interpretação dos fatos e tentar prejudicar a sua imagem perante toda uma população.

O senador Júlio Eduardo (PV-AC), coordenador da bancada acreana e que participou da reunião, disse que a sua impressão colhida durante a discussão das emendas era a posição contrária de Nabor Júnior à aprovação das emendas. "A discussão foi inviabilizada pelo posicionamento do senador", opinou.

Nabor também contestou dados apresentados pela oposição, segundo os quais a Frente Popular do Acre (FPA), liderada pelo PT, tenha vencido as últimas eleições no estado. Tendo em mãos documentos do tribunal eleitoral, informou que o Movimento Democrático Acreano (MDA), coligação que teve a participação do seu partido, o PMDB, venceu as eleições em 12 dos 22 principais municípios do estado, inclusive a capital, Rio Branco.

O senador criticou o uso de recursos do governo federal a favor de candidatos do PT a prefeituras de cidades acreanas. Para ele, o partido faz oposição ao governo Fernando Henrique Cardoso. Em aparte, o senador José Eduardo Dutra (PT-SE) disse que não existem recursos dos governos federal, estaduais e municipais. "Nenhum governo é proprietário de recursos, que são orçamentários e oriundos de impostos", disse.

26/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


NABOR JÚNIOR PROTESTA CONTRA GENERALIZAÇÕES ACERCA DO ACRE

NABOR NEGA QUE ESTEJA DIFICULTANDO LIBERAÇÃO DE VERBAS PARA O ACRE

NABOR JÚNIOR COMENTA ELEIÇÕES NO ACRE

NABOR JÚNIOR HOMENAGEIA EX-GOVERNADOR DO ACRE

NABOR JÚNIOR CELEBRA OS 37 ANOS DO ACRE

Nabor Júnior lamenta morte de prefeito no Acre