NABOR JÚNIOR PROTESTA CONTRA GANÂNCIA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA



O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) protestou nesta segunda-feira (dia 4) contra a ameaça das indústrias farmacêuticas multinacionais dos remédios de aumentar os preços de seus produtos em 12%, a partir do próximo dia 1° de janeiro, conforme publicou o jornal O Globo. Nabor argumentou ser enganosa a alegação das empresas de necessidade de "repor a inflação", uma vez que, durante o primeiro semestre de 2000, os remédios subiram 18,8%, enquanto a inflação do ano inteiro não passará de 5%.

Nabor observou que a indústria farmacêutica nacional foi estrangulada e absorvida pelo capital externo, que atualmente dita as regras com relação aos preços. "Para enfrentá-las (as multinacionais) o Brasil precisa agir com firmeza, numa ação coletiva de governo que venha a respaldar a ação meritória do ministro da Saúde, José Serra, que tem sido um obstáculo à ganância dessas indústrias", disse o senador.

Como alternativa ao problema, Nabor defendeu maiores investimentos na produção de medicamentos genéricos - até 50% mais baratos do que os chamados remédios de griffe. Além disso, sugeriu, o governo deveria deflagrar uma campanha junto a médicos e farmacêuticos, levando as receitas a conter o nome do princípio ativo de remédio e incentivando distribuidores a trabalharem com os genéricos.

04/12/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


NABOR JÚNIOR PROTESTA CONTRA CANCELAMENTO DE APOSENTADORIAS

NABOR JÚNIOR PROTESTA CONTRA TROTES VIOLENTOS

Nabor Júnior protesta contra crescimento da violência urbana

NABOR JÚNIOR PROTESTA CONTRA GENERALIZAÇÕES ACERCA DO ACRE

NABOR JÚNIOR É CONTRA REGIONALIZAÇÃO DO MÍNIMO

Nabor protesta contra possibilidade de majoração de tarifas de eletricidade