NABOR JÚNIOR QUER IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA AMAZÔNIA SOLIDÁRIA



O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) pediu hoje (dia 20) ao governo a implementação do Programa Amazônia Solidária. Conforme disse, trata-se de um desdobramento regional do Comunidade Solidária, visando à adoção de "mecanismos específicos de incentivo ao uso múltiplo da floresta amazônica e de programas de apoio à produção e à comercialização da borracha, ações de saúde e fortalecimento da infra-estrutura local".

Na opinião do senador, embora muitos órgãos venham atuando na região, a dispersão de esforços e recursos tem resultado em benefícios pouco significativos para a população. Já a proposta do programa amplia, de acordo com ele, as parcerias entre os órgãos e entidades governamentais e não-governamentais com o objetivo de atender a cerca de 63 mil seringueiros extrativistas e beneficiar 376 mil pessoas nos estados do Norte do país.

Segundo Nabor Júnior, a fim de conseguir resposta imediata à exposição de motivos conjunta propondo a criação do programa, publicada no Diário Oficial do último dia 16, e para aumentar as possibilidades de multiplicação dos efeitos das medidas preconizadas, efetuou-se levantamento das comunidades com maior número de famílias, com razoável volume de produção de borracha, disponibilidade de unidades de beneficiamento e situadas em áreas de reservas extrativistas.



20/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


NABOR JUNIOR MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM DESNACIONALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA

NABOR JÚNIOR DEFENDE POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA

Nabor Júnior elogia atuação de presidente do Banco da Amazônia

NABOR JÚNIOR PEDE POLÍTICA ESPECIAL PARA A AMAZÔNIA

NABOR JÚNIOR DEFENDE INCENTIVOS PARA A EXTRAÇÃO DA BORRACHA NA AMAZÔNIA

NABOR JÚNIOR RECOMENDA LIVRO COM SOLUÇÕES PARA ECONOMIA DA AMAZÔNIA