NABOR JUNIOR MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM DESNACIONALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA
Baseado no artigo do coronel da Aeronáutica, que trata de uma exposição feita pelo comandante militar do Leste, general Luiz Gonzaga Lessa, Nabor Júnior informou que a soma das reservas indígenas, dos corredores ambientais em implantação ao longo dos principais rios da Amazônia e das reservas ambientais representam 70% do território amazônico. Nestas áreas em que não se pode plantar, explorar as reservas minerais, pescar, morar ou navegar.
- Sou visceralmente contrário à devastação sistemática das florestas, defendo com todas as minhas forças o direito das tribos à demarcação das terras em que viverão. Mas isso não pode, em hipótese alguma, ser pretexto para desnacionalização de nossas terras, por menores que sejam as glebas envolvidas. Ainda mais quando estão em jogo 70% do território da Amazônia, que, por seu turno, representa mais da metade do solo brasileiro - afirmou Nabor Júnior.
Segundo o senador pelo Acre, o artigo do coronel Aldo Alvim também expõe outro problema que afeta a soberania nacional: a falta de recursos para garantir efetivamente as fronteiras brasileiras. O texto revela que no ano passado o Orçamento da União reservou para os pelotões das fronteiras do Brasil o total de 800 mil reais.
04/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mesquita Júnior manifesta preocupação com interesse de Bush por biodiversidade energética do Brasil
Heráclito manifesta preocupação com ONGs que atuam na Amazônia
NABOR JÚNIOR DEFENDE POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA
Nabor Júnior elogia atuação de presidente do Banco da Amazônia
NABOR JÚNIOR PEDE POLÍTICA ESPECIAL PARA A AMAZÔNIA
NABOR JÚNIOR QUER IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA AMAZÔNIA SOLIDÁRIA