NABOR JÚNIOR RECOMENDA LIVRO COM SOLUÇÕES PARA ECONOMIA DA AMAZÔNIA



O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) recomendou hoje (dia 6) a adoção das soluções para o extrativismo na Amazônia sugeridas no livro Seringalismo - Um Novo Modelo, de José Samico de Oliveira. Ele destacou que as carências da heveicultura nacional estão na raiz dos graves problemas hoje enfrentados pelos brasileiros que habitam essa região, provocados por empresários que, em busca do lucro, forçaram o governo a facilitar a importação da goma elástica.

Diante dessa situação, o senador entende que a análise de pensadores é de suma importância na busca de soluções para o problema. Segundo ele, Samico,como agrônomo, técnico e dirigente da Sudhevea e do Basa acompanhou a progressiva degradação do setor, tornando-se, portanto, um especialista no assunto.

No livro, observa Nabor, Samico defende uma radical alteração na forma de extrair o látex, provando que essa mudança provocará sensíveis aumentos na produtividade dos seringais nativos. Em suas especificações técnicas, a proposta começa com a substituição da tradicional rotina de cortes, captação de seiva e beneficiamento primário pelo seringueiro, que cobre, hoje, apenas uma rota circular. É a chamada "estrada", por ele percorrida duas vezes por dia, desdobrando-se em múltiplas atividades e perdendo muito tempo.

O livro ressalta também os danos pessoais sofridos pelos seringueiros nesse sistema, causados pela exposição aos "fumeiros", conhecidos na região como "fumador", informa o senador.

Conforme Nabor Júnior, a outra fórmula proposta pelo especialista, já consagrada em diversas regiões, substitui a solidificação do látex nos "fumeiros" por um processo alternativo: a prensagem sob a ação de coagulantes, sistema chamado de "cernambi-cocho". Para o senador, trata-se de "uma sugestão radical - porém objetiva, factível e racional, capaz de propiciar aos seringueiros um sensível aumento de produtividade e, portanto, de renda familiar, de qualidade de vida, numa das áreas mais pobres do país.

Nabor pediu aos senadores que acompanhem atentamente as sugestões do livro, como uma contribuição séria ao desenvolvimento nacional, e anexou a seu pronunciamento diagrama do livro, que aponta onde e em que circunstâncias essa captação do látex seria feita.

A senadora Marina Silva (PT-AC) elogiou, em aparte, a iniciativa do parlamentar, e destacou a experiência que a Universidade de Brasília (UnB) vem realizando no setor, propondo soluções mais rentáveis e com 100% de qualidade. Segundo a senadora, o governo deve se empenhar mais na solução desse problema, reservando verba para o setor.



06/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


NABOR JÚNIOR PEDE POLÍTICA ESPECIAL PARA A AMAZÔNIA

NABOR JÚNIOR DEFENDE INCENTIVOS PARA A EXTRAÇÃO DA BORRACHA NA AMAZÔNIA

NABOR JUNIOR MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM DESNACIONALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA

NABOR JÚNIOR DEFENDE POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA

Nabor Júnior elogia atuação de presidente do Banco da Amazônia

NABOR JÚNIOR QUER IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA AMAZÔNIA SOLIDÁRIA