NABOR PEDE UNIÃO EM DEFESA DA AMAZÔNIA



O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) defendeu hoje (dia 29) união de esforços dos representantes da Amazônia no Senado e na Câmara dos Deputados, e "nos mais variados setores da vida nacional", em defesa dos interesses da região,para que o seu povo "possa deixar a pobreza e a desesperança em que vive".

Conforme o senador, o primeiro passo já foi dado, com a realização de seminário promovido em Belém pela Comissão Especial do Senado que estuda políticas para o desenvolvimento da Amazônia. Ele disse que o encontro foi "um gesto de afirmação política e de interesse concreto pelos destinos da grande região Norte e das porções vizinhas do Nordeste e do Centro-Oeste".

- A Amazônia exige propostas claras, objetivas e específicas para as suas peculiaridades. Esse é o grande desafio que nos impõe a realidade regional: estamos falando, é bom que não se esqueça, de metade de todo o território brasileiro. Seus problemas são, como não poderia deixar de ser, proporcionalmente gigantescos e envoltos em tremendos dilemas que envolvem o mais profundo da alma nacional - disse o senador.

Entre as conclusões do seminário, Nabor Júnior apontou a necessidade de revisão das políticas regionais que envolvam privatizações, incentivos fiscais e financiamentos oficiais, além de um aprofundamento das discussões sobre o novo papel destinado à Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) dentro da "realidade emergente".

O senador ressaltou a importância de inserção da Amazônia na nova dimensão de trabalho e de globalização, por meio do engajamento mais ativo do Brasil nos mercados do Atlântico e do Pacífico, "inclusive com a implantação de uma rota para o litoral oeste da América do Sul, além da necessidade urgente de recuperação de estradas e hidrovias".

Nabor Júnior destacou o empenho e apoio político-administrativo do presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, em todas as fases de preparação do seminário.



29/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


NABOR JÚNIOR PEDE POLÍTICA ESPECIAL PARA A AMAZÔNIA

Nabor pede que extinção da Sudam e da Sudene não prejudique as populações da Amazônia e do Nordeste

Garibaldi pede união de parlamentares na defesa do Congresso Nacional

Patrícia pede a união de todos em defesa dos direitos da infância e da adolescência

Expedito Júnior pede audiência pública sobre política indigenista e defesa da Amazônia

PARA NABOR, UNIVERSIDADES DA AMAZÔNIA SÃO DISCRIMINADAS