Nabor pede que extinção da Sudam e da Sudene não prejudique as populações da Amazônia e do Nordeste



Ao iniciar os discursos na tribuna do Plenário nesta sexta-feira (dia 4), o senador Nabor Junior (PMDB-AC) disse que os povos da região Nordeste e da região amazônica "não podem sofrer qualquer prejuízo com o fim da Sudam e da Sudene". As Superintendências de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste (Sudene) foram extintas esta semana, por Medida Provisória assinada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

O senador ressaltou que o estado do Acre "sofreu com o abandono e passou por momentos dolorosos de carência" nos últimos anos. Para Nabor Junior, "a grande opção do Brasil, quanto à Amazônia, é ter ou perder".

- A cobiça das nações superpovoadas se volta para nossas regiões desabitadas - afirmou o senador, lembrando que a Amazônia e o Nordeste representam dois terços do território brasileiro.

Nabor Junior disse preferir que a substituição da Sudam e da Sudene por agências de fomento fosse tratada em projeto de lei ordinária, como já defendera em discurso proferido em 20 de abril último.

- Mesmo discordando da forma com que a mudança foi implantada, acredito que o Congresso Nacional saberá desenvolver o debate - afirmou.

O senador afirmou que as mudanças previstas na troca das Superintendências por agências de desenvolvimento vão muito além da mera troca de nomes. Nabor Júnior ressaltou a estrutura autárquica prevista para a Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA), com a necessária aprovação dos nomes de seus diretores pelo Congresso Nacional.

Lembrou que o Banco da Amazônia será o principal gestor dos investimentos da agência, com papel importante também para o Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Destacou a atribuição fundamental do BNDES, que ficou com a incumbência de fazer a primeira análise de viabilidade dos projetos submetidos à autarquia.

O parlamentar disse ainda que os mais de 1,4 mil profissionais das extintas superintendências colocados em disponibilidade não podem ser prejudicados.

- É imperioso que os justos não paguem pelos pecadores, reconhecendo-se os méritos dos bons servidores - afirmou.

04/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nabor pede explicações de projeto sobre extinção da Sudam e da Sudene

Ornelas critica extinção da Sudene e da Sudam

Parlamentares são contra a extinção da Sudam e da Sudene

Suassuna protesta contra extinção da Sudam e da Sudene

Valadares reclama de extinção da Sudene e Sudam por medida provisória

Ministro presta esclarecimento sobre extinção da Sudam e da Sudene