Nabor quer agilidade na aprovação de projetos da reforma política
- Alguns senadores estão se opondo ao projeto de Benevides, dizendo que as prévias são democráticas e oportunas mas não deveriam ser obrigatórias. Mas eu sou favorável ao projeto. As convenções são os órgãos máximos dos partidos mas não congregam a totalidade dos filiados - disse Nabor, que lembrou ter sido autor de dispositivo do estatuto do PMDB que prevê a realização de prévias em caráter facultativo.
O senador espera também que a Câmara dos Deputados aprove dois projetos que já receberam o aval do Senado: o que trata da fidelidade partidária e o que prevê o financiamento público de campanhas eleitorais. Nabor destacou que esses projetos precisam ser aprovados até setembro a fim de que as regras sejam válidas para as próximas eleições em 2002.
Com relação à fidelidade partidária, Nabor comentou que hoje, com freqüência, partidos investem em um candidato, este recebe o apoio dos eleitores e, pouco depois de eleito, muda de partido sem dar explicação ou receber qualquer sanção.
- Para mudar de partido, o parlamentar deveria perder ou mandato ou ficar inelegível por um pleito - disse o senador, lembrando que mais de 100 deputados mudaram de partido na atual legislatura.
10/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
NAPOLEÃO APOSTA NA APROVAÇÃO DE PROJETOS DA REFORMA POLÍTICA
ÁLVARO DIAS PEDE AGILIDADE NA APROVAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA
Militares pedem agilidade na aprovação de projeto que permite reforma por esclerose múltipla
SUPLICY QUER AGILIDADE PARA PROJETOS QUE REGULAMENTAM IMUNIDADE PARLAMENTAR
PFL RECOMENDA APROVAÇÃO DA REFORMA POLÍTICA
Valadares defende aprovação da reforma política