Nabor quer plebiscito sobre unificação policial
Um dos mais polêmicos temas no atual debate sobre segurança pública, a questão da unificação das polícias civis e militares, deve, no entender do senador Nabor Júnior (PMDB-AC), ser submetida a plebiscito. O parlamentar apresentou projeto de decreto legislativo nesse sentido. A matéria está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para análise.
A consulta à população seria feita ainda este ano, simultaneamente às eleições de 6 outubro. Quando se dirigissem às cabines para votar, os eleitores também responderiam sim ou não à medida.
De acordo com o senador, o plebiscito se justifica pelo impacto de uma possível unificação. "É uma providência que, se vier a ser adotada, representará a mais profunda mudança nas ações policiais já verificada em toda nossa história", afirma.
Reconhecendo que "os lobbies são fortes" em torno do assunto, ele acredita que uma transformação de tamanha repercussão tem de preservar acima de tudo o interesse da coletividade. "Em consideração à importância do assunto e à profundidade da medida, é de cristalina justiça a necessidade de que essa mesma coletividade se pronuncie a respeito, através do método mais autêntico de nosso arsenal legislativo: o plebiscito", explica.
22/02/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Nabor propõe plebiscito sobre unificação de polícias
CCJ rejeita plebiscito sobre unificação de polícias
CPI: 1º Ten. diz que corporação quer ser ouvida sobre unificação das policias
Azeredo quer unificação, no Mercosul, de legislação sobre crimes na Internet
Lobão quer plebiscito sobre criação do Maranhão do Sul
Vieira quer plebiscito sobre futuro do Banrisul