Napoleão cobra soluções para a seca do Nordeste
- Além da falta de água, os habitantes dessa região ainda convivem com um crescente processo de desertificação, que leva ao esgotamento do potencial produtivo do solo - alertou o parlamentar.
O senador citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que aponta uma perda de 40,29% da safra no Piauí em relação às estimativas do início do ano. De acordo com o senador, a previsão era de uma safra de aproximadamente 900 mil toneladas grãos - milho, arroz, feijão e soja - devendo ser colhidas apenas pouco mais de 500 mil toneladas este ano, 18% a menos que a safra agrícola de 2000.
Segundo Hugo Napoleão, as piores situações do estado foram verificadas em Floriano e em Bom Jesus do Piauí - no semi-árido - em que houve redução das chuvas de 48,59% e 43,36%, respectivamente.
O senador apelou para que a bancada nordestina busque soluções junto ao governo federal com o objetivo de atenuar a situação sofrida pelos nordestinos. O parlamentar também saudou o novo colega de Casa, o senador Lindberg Cury (PFL-DF), que tomou posse no início da sessão de hoje, em razão da renúncia de José Roberto Arruda.
Suassuna pedeo apoio dos senadores na busca de soluções para a seca no Nordeste
29/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
NAPOLEÃO PROPÕE CRIAÇÃO DE COMISSÃO EXTERNA PARA APONTAR SOLUÇÕES PARA A SECA NO NORDESTE
Suassuna pede o apoio dos senadores na busca de soluções para a seca no Nordeste
Presidente discute soluções para seca no Nordeste com ministro da Integração Nacional
Armando Monteiro cobra soluções duradouras para problema da seca
DJALMA BESSA COBRA SOLUÇÕES DEFINITIVAS PARA SECA NORDESTINA
Valadares cobra medidas para o combate à seca no Nordeste