Suassuna pede o apoio dos senadores na busca de soluções para a seca no Nordeste



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) ratificou o discurso do senador Hugo Napoleão (PFL-PI) sobre a seca no Nordeste, e pediu o apoio de todos os parlamentares na busca de soluções para o problema. Suassuna disse que a seca já atinge 143 dos 223 municípios daquela região, onde vivem cerca de 1,5 milhão de pessoas. Os estados do Ceará, Pernambuco, Piauí, Paraíba e Alagoas, conforme o senador, estão em "situação gritante de emergência".

Suassuna informou que em algumas áreas, onde a safra foi destruída e a maioria dos animais morre progressivamente, a seca já tomou proporções catastróficas. Embora o governo federal tenha destinado R$ 25 milhões ao combate à seca - para fornecimento de cestas básicas e carros pipas -, o senador observou que a verba é suficiente para apenas dois meses.

O senador lembrou que o Ministério da Integração Nacional, ao qual estaria afeto o problema da seca, está sem titular desde a demissão de Fernando Bezerra, e ressaltou que somente a união de todos e a mobilização dos parlamentares da região poderão evitar uma calamidade.

Suassuna também respondeu à divulgação, pela imprensa, de que uma assessora sua teria ligações com uma empresa de lobby, informando que solicitou a abertura de inquérito e aguardará decisão para tomar as medidas cabíveis.

29/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUASSUNA PEDE PROVIDÊNCIAS PARA COMBATER A SECA NO NORDESTE

SUASSUNA PEDE PROVIDÊNCIAS CONTRA SECA NO NORDESTE

Napoleão cobra soluções para a seca do Nordeste

Presidente discute soluções para seca no Nordeste com ministro da Integração Nacional

Ney Suassuna volta a alertar para a seca no Nordeste

NAPOLEÃO PROPÕE CRIAÇÃO DE COMISSÃO EXTERNA PARA APONTAR SOLUÇÕES PARA A SECA NO NORDESTE