Armando Monteiro cobra soluções duradouras para problema da seca



O senador Armando  Monteiro (PTB-PE) defendeu nesta quinta-feira (4) medidas de médio e longo prazo para combater os efeitos da seca no Nordeste. Para ele, embora as ações emergenciais sejam importantes neste momento, é preciso investir em medidas estruturantes e garantir segurança a hídrica, já que o fenômeno da seca é recorrente.

- É preciso investir em soluções mais duradouras e sustentáveis que possam contribuir para uma convivência menos traumática com o fenômeno recorrente da seca – afirmou.

Para ele, é preciso acelerar as obras de transposição do Rio São Francisco, construir barragens e viabilizar o sistema de adutoras. Entre as obras fundamentais para o estado que representa, Pernambuco, o senador citou a primeira etapa do Sistema Adutor Pajeú, a Adutora do Agreste, a ampliação da capacidade da Adutora do Oeste e a interligação das barragens de Algodões e Tamboril ao sistema adutor em Ouricuri.

- Os projetos existentes são viáveis e podem oferecer à população a segurança hídrica tão necessária para garantir o acesso à oferta adequada de água para o consumo e para o atendimento das atividades econômicas, especialmente a agropecuária - disse.

O senador também ressaltou o papel da rede de proteção social representada pelas políticas de transferência de renda, combinadas com o crescimento do salário mínimo, para proporcionar ao Nordeste condições sociais e de renda mais favoráveis para enfrentar a seca.



04/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá Machado apela a intelectuais por soluções para o problema da seca

Seca já prejudicou mais de 100 mil produtores rurais apenas em Pernambuco, informa Armando Monteiro

Armando Monteiro relata gravidade da seca no Nordeste e pede que obras sejam aceleradas

Napoleão cobra soluções para a seca do Nordeste

DJALMA BESSA COBRA SOLUÇÕES DEFINITIVAS PARA SECA NORDESTINA

JOSÉ JORGE ALERTA PARA O PROBLEMA DA SECA E COBRA PROVIDÊNCIAS