Nelson Jobim fala à CPI do Apagão Aéreo na próxima semana



O novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, será ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo na próxima quarta-feira (8), às 10h. De acordo com o presidente do colegiado, Tião Viana (PT-AC), autor do requerimento de convite a Jobim aprovado na reunião da comissão desta quarta-feira (1º), o ministro deverá apresentar aos senadores as ações emergenciais e de médio e longo prazo que estão sendo implementadas pelo governo visando à solução da crise do setor aéreo.

A comissão aprovou ainda vários outros requerimentos. Um, do senador Tião Viana, requer às companhias aéreas TAM, Gol e Varig informações sobre a escala de trabalho dos tripulantes de suas aeronaves nos últimos 90 dias.

Por solicitação do relator, Demóstenes Torres (DEM-GO), foram autorizadas também a transferência, para a CPI, do sigilo bancário, telefônico e fiscal de empregados da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura (Infraero) e de pessoas ligadas a empresas que realizaram transações comerciais com a estatal. Foram aprovadas também propostas de Demóstenes de oitivas de procuradores da República responsáveis pela condução de processos de crimes de desvio de recursos públicos verificados em obras administradas pela Infraero.

Acidente da TAM

Visando a investigar as causas do acidente envolvendo o Airbus da TAM, vôo 3054, ocorrido no dia 17 de julho no aeroporto de Congonhas em São Paulo, foram aprovados ainda pela CPI, na reunião desta quarta-feira, vários requerimentos de Demóstenes. Neles são propostas oitivas de membros de companhias aéreas - entre empresários e pilotos - da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Infraero, de militares da Aeronáutica e de terceiros, como por exemplo, o representante da Airbus no Brasil e do presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT).

Em entrevista à imprensa, Demóstenes informou ainda, após o término da reunião, sobre pedido de realização de perícias nas caixas-pretas do Airbus da TAM, que permitam a compreensão de gráficos até o momento somente entendidos por técnicos de aviação.

Na tarde desta quinta-feira (2), a partir da 14h, a CPI reúne-se novamente para ouvir o presidente da Anac, Milton Sérgio Zuanazzi; o presidente da TAM, Marco Antônio Bologna; o presidente da Infraero, tenente-brigadeiro-do-ar, José Carlos Pereira; e o brigadeiro-do-ar, Jorge Kersul Filho. O tema principal da reunião será o acidente com o avião da TAM.



01/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Leitura do relatório final da CPI do Apagão Aéreo fica para próxima semana

Jobim diz na CPI do Apagão Aéreo que segurança é prioridade

Nelson Jobim fala de reforma política

Nelson Jobim fala sobre PNDH-3 em audiência pública

Nelson Jobim fala agora sobre base de Alcântara

Presidente da Infraero fala à CPI do Apagão Aéreo nesta terça