Nery destaca luta dos estudantes pelo ensino público de qualidade
Em pronunciamento em homenagem aos 70 anos da União Nacional dos Estudantes (UNE), nesta quarta-feira (4), o senador José Nery louvou a atuação da entidade em momentos-chave para a democracia brasileira ao longo de sua história e destacou a luta dos estudantes por uma educação pública e de qualidade, contra o avanço do privado sobre o público.
Para Nery, como instrumento de luta pelas transformações nas universidades, a UNE deve fazer "avançar as condições materiais e culturais de vida da juventude e do povo", pela "condução a uma sociedade onde não haja opressão do ser humano pelo ser humano - uma sociedade socialista".
- A educação é estratégica para a construção de um projeto popular para o Brasil pautado pelo combate às desigualdades e às injustiças, pelo avanço nas condições materiais e culturais de vida do povo e acúmulo de forças rumo ao socialismo. É nessa perspectiva que se insere a luta em defesa da educação como um direito de todos e todas e dever do Estado, protagonizada pelo movimento estudantil em conjunto com os demais segmentos do movimento social de educação - disse o senador.
Nery também pediu que a UNE se alie aos trabalhadores na luta por mudanças radicais na política econômica, o que, para ele, é fundamental para garantir os investimentos na educação pública no país.
Ao cumprimentar a entidade pela abertura de seu 50º Congresso Nacional, José Nery sugeriu que os estudantes aproveitem a ocasião para estimular o debate sobre a anulação do leilão de privatização da Companhia Vale do Rio Doce. Um plebiscito sobre a questão, organizado por movimentos populares, será realizado em todo o país no mês de setembro.
04/07/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alckmin destaca qualidade do ensino técnico no Estado
ODACIR DESTACA LUTA DE KLEINÜBING PELA REDUÇÃO DO ENDIVIDAMENTO PÚBLICO
TUMA DESTACA CAMPANHA DE ESTUDANTES PELO DESARMAMENTO
Marinor Brito destaca luta de Itamar Franco pelo debate democrático no Senado
José Nery: Luta contra a violência tem que ser permanente
José Nery diz que luta de Ulysses marcou o início de sua militância política