Nery pede visita de senadores ao Haiti



Autor do requerimento para a realização de audiência pública sobre a presença de tropas brasileiras no Haiti, o senador José Nery (PSOL-PA) propôs nesta quarta-feira (17) que uma comitiva de senadores visite em breve o país caribenho. Dessa forma, observou, os parlamentares brasileiros poderiam verificar a situação dos direitos humanos no Haiti.

- Precisamos dialogar diretamente com os atores sociais haitianos, aqueles que costumeiramente não são ouvidos - sugeriu Nery, para quem a presença brasileira naquele país deveria ser mais de caráter social do que militar.

O requerimento para a realização da audiência foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) - com ressalvas de alguns senadores, como observou o autor - no final do ano passado. Depois de ser informado de denúncias de novas violações de direitos humanos no Haiti, o senador obteve do presidente da comissão, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), o compromisso de realizar a audiência pública.

Antes disso, porém, Nery foi convidado pelo Ministério da Defesa a ouvir uma explicação sobre a presença brasileira na Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah). Ele conversou longamente sobre o tema com o general José Elito Carvalho Siqueira, ex-comandante da missão brasileira. Durante a audiência, ele admitiu que os militares brasileiros promovem "aqui e ali" iniciativas nas áreas de educação e saúde, mas lamentou que a ênfase maior da operação ainda seja a garantia de segurança.

O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) relatou, durante a audiência, ter votado contra o envio de tropas brasileiras ao Haiti. Ele disse que mudou de idéia depois de visitar o país. E relatou ter ouvido de parlamentares haitianos que as tropas brasileiras deveriam permanecer no país. O senador advertiu, porém, que não concordará com o uso de tropas brasileiras para reprimir movimentos sociais.

- Não dou cheque em branco a ninguém. Se me convencerem que a presença brasileira reforça a situação de desigualdade no país, serei o primeiro a reclamar - adiantou.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também disse não ter percebido nenhuma hostilidade à presença brasileira, quando visitou o Haiti. Ao contrário, ele observou que os jogadores da seleção brasileira de futebol foram recebidos com "muito carinho" pelos haitianos, quando estiveram no país para um jogo contra a seleção do Haiti. Ele concordou com José Nery em que uma nova visita de senadores brasileiros ao país seria "positiva".

- Na volta, poderíamos transmitir nossas impressões ao governo brasileiro - sugeriu.



17/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery pede a retirada das tropas brasileiras que estão no Haiti

Suplicy detalha visita de senadores ao Haiti

Nery comenta visita de senadores ao interior do Pará

José Nery divulga nota criticando visita de senadores à empresa acusada de trabalho escravo

José Nery pede que senadores repudiem massacre dos índios do Peru

Ministro Antonio de Aguiar Patriota visita o Haiti