Nery protesta contra morte de sem-terra no Paraná



O senador José Nery (PSol-PA) protestou nesta quarta-feira (24) contra o que considerou assassinato do integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Valmir Mora de Oliveira, no último dia 21. Os sem-terra invadiram as instalações da multinacional Syngenta, em Santa Teresa do Oeste, interior do Paraná, e confrontaram os seguranças da empresa, o que resultou também na morte do segurança Fábio Ferreira. Ambos foram atingidos por projéteis disparados por armas de fogo. Outros seis integrantes do MST estão feridos.

- O que chama a atenção é que por trás dessa ação criminosa está uma multinacional supostamente do setor de ponta do dito agronegócio. Ao invés da atrasada e coronelista figura do latifundiário, temos a moderna Syngenta que faturou 8,1 bilhões de dólares em 2006 produzindo pelo mundo afora organismos geneticamente modificados, as sementes transgênicas, cujo alto risco à saúde humana e ao equilíbrio sócio-ambiental vem sendo sistematicamente denunciado - afirmou.

Nery também pediu providências à governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, para investigar o assassinato do sindicalista Manoel Borracheiro, em 23 de setembro no município de Dom Elizeu. Segundo o senador, o assassinato foi planejado em uma reunião de fazendeiros em Rondon do Pará no dia 13 de setembro e outros dois sindicalistas constavam na lista daqueles que deveriam ser mortos. O primeiro seria José Soares de Brito e, o segundo, José da Pampa.

O senador ainda disse que acompanhou, na última segunda-feira (22), o segundo julgamento do assassino da religiosa americana Dorothy Stang e considerou um alento a decisão da justiça do Pará. O tribunal do júri popular da 2ª Vara Penal da Comarca de Belém (PA) manteve por unanimidade a pena de 27 anos de prisão ao pistoleiro Rayfran das Neves Sales, conhecido como Fogoió. Assassino confesso da missionária norte-americana Dorothy Stang, ele já havia sido condenado em dezembro de 2005 pelo crime cometido em fevereiro daquele mesmo ano no município de Anapu (PA). Como a duração da pena era superior a 20 anos, teve direito a um novo julgamento.



24/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nery protesta contra morte de sem-terra no Paraná

SUPLICY PROTESTA CONTRA ASSASSINATO DE SEM-TERRA

José Nery protesta contra violência policial no Pará

Nery protesta contra empresa que causou acidente ecológico

MOREIRA MENDES PROTESTA CONTRA INVASÕES DOS SEM-TERRA

SUPLICY PROTESTA CONTRA VIOLÊNCIA NO PARANÁ