Neuto de Conto lembra Anita Garibaldi, "a guerreira de Santa Catarina"



O senador Neuto de Conto (PMDB-SC) lembrou em discurso os 158 anos da morte de Anita Garibaldi, "a guerreira de Santa Catarina", que deu nome a dois municípios do estado - Anitápolis e Anita Garibaldi. Ela está enterrada em uma colina na parte ocidental de Roma, em um monumento construído em sua homenagem.

Neuto de Conto lembrou que Anita, batizada com o nome de Ana Maria de Jesus Ribeiro, conheceu Giuseppe Garibaldi durante as batalhas de construção da chamada República Juliana que, em 1839, se opôs ao Império durante a Regência. Anita e Garibaldi, após o fracasso da nova República, fugiram para o Rio Grande do Sul e, de lá, para a Itália, onde lutaram pela unificação italiana.

- Era destemida e voluntariosa e detentora defibra inquebrantável. Catarinense, mulher, guerreia, revolucionária. Anita e Giuseppe Garibaldi foram amantes da liberdade; heróis de duas pátrias - disse.

O senador cumprimentou o jornalista catarinense Paulo Ramos Derengoski pelo lançamento do livro Garibaldi e Anita - Os amantes da liberdade em dois mundos de guerras.



09/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Neuto de Conto destaca administração do governador de Santa Catarina

Neuto de Conto defende Código Ambiental de Santa Catarina

Neuto de Conto ressalta bons resultados alcançados por Santa Catarina

Neuto de Conto comemora bom desempenho de sua coligação nas eleições em Santa Catarina

Neuto de Conto: Santa Catarina paga aos professores mais do que o piso nacional

Neuto de Conto critica portaria que dá posse de terra a indígenas de Santa Catarina