Neuto de Conto pede liberação da caça de jacarés que dizimam peixes
O presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), Neuto de Conto (PMDB-SC), defendeu nesta quarta-feira (9) a revisão de portaria do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que proíbe a captura de jacarés nos ambientes naturais da espécie. De acordo com o senador, embora tenha sido importante quando esse animal esteve sob ameaça, a norma acabou provocando a reprodução tão intensa da espécie a ponto de comprometer a sobrevivência dos peixes nos rios das regiões onde habitam.
- Hoje, os jacarés estão sendo nocivos, estão acabando com os peixes. O crescimento é de tal que está desequilibrando o ambiente e o Ibama não se manifesta - criticou o senador, que defende a liberação o abate para consumo humano de sobrevivência.
O problema foi levantado por Neuto de Conto durante audiência na CRA para debater as ações e o orçamento da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República para os próximos quatro anos - debate proposto pelo próprio presidente do colegiado e que contoucom a participação do ministro da área, Altemir Gregolim. Ao abrir os debates, o senador relatou sua experiência como secretário da Agricultura, em Santa Catarina, período em que foi deflagrado programa de estímulos à atividade pesqueira e à maricultura, setor em que o estado é líder no país.
- Isso mostra que uma idéia bem colocada se torna rentável para a sociedade - afirmou.
Jonas Pinheiro (DEM-MT) lembrou que, ainda como deputado federal, foi relator de trabalhos que se destinaram a analisar a situação da pesca no Brasil e lamentou queos problemas continuem os mesmos. Ele também apoiou o pedido de Gregolim para que a CRAgaranta à Secretaria de Pesca uma das oito emendas que poderá apresentar ao projeto da lei orçamentária para 2008, pleito também reforçado pelo senador Sibá Machado (PT-AC) - o ministro propôs que a emenda seja no valor de R$ 20 milhões.
- A Secretaria de Pesca pode ser o segundo caso de amor dessa comissão - defendeu Sibá, depois de lembrar que todo ano o colegiado se empenha em fazer aprovar emenda para reforçar o orçamento da Embrapa, a empresa federal de pesquisa agrícola.
Safra agrícola
A senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que subscreveu o requerimento para a audiência, aproveitou o evento para registrar o destaque que a imprensa vem dando ao resultado positivo da nova safra agrícola. Mas salientou que o aumento da tonelagem colhida não deve ser interpretado como elevação da renda dos produtores, já que os custos de produção também crescem de forma acentuada. Para saber se o resultado é positivo ou negativo, observou a senadora, falta ainda retirar da receita bruta os custos de produção.
- É importante que se diga isso nesse momento em que está sendo discutida a renegociação da dívida rural, pois as notícias pode confundir o público e algumas pessoas desavisadas do governo - ressalvou.
10/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Neuto de Conto anuncia liberação de recursos para prolongamento da BR-282 até fronteira com Argentina
Neuto de Conto pede que Comissão de Turismo não seja extinta
Neuto de Conto pede restrição à compra de terras por estrangeiros
Neuto de Conto pede ajuda federal para socorrer atingidos por tempestades em Santa Catarina
Neuto de Conto é eleito presidente da CDR
Neuto de Conto é reconduzido à presidência da CDR