Ney Suassuna analisa avanços e desafios às políticas públicas no país
Marca da atuação do Estado no desenvolvimento social do país, a implementação de políticas públicas pelo governo federal foi objeto de análise em Plenário, nesta quinta-feira (28), do senador Ney Suassuna (PMDB-PB). Conforme observou o senador, o governo de Fernando Henrique Cardoso fez muito nessa área, mas ainda há muitos e graves desafios a serem enfrentados pelo país na trajetória de construção de um futuro melhor.
O ponto de partida da reflexão de Suassuna foram comentários recentes de setores da sociedade, incluída a imprensa, sobre a existência de uma crise interna nas políticas públicas. O senador paraibano disse discordar do tom -alarmista- dessas declarações, que veriam o país na iminência do caos e apontariam a ineficiência da máquina do Estado e de seus comandantes para reverter esse quadro.
- Não posso concordar com tal definição, uma vez que a realidade que ora vejo não conduz a tal conclusão - afirmou Suassuna.
O senador admitiu a necessidade de amadurecimento -institucional e operacional- do Estado, mas disse não duvidar da -capacidade e dignidade- dos homens públicos para conduzir os destinos do país. E convocou autoridades públicas e privadas a se unir em torno da viabilização do projeto de desenvolvimento traçado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Sobre os avanços ainda demandados nas políticas públicas, o parlamentar peemedebista destacou melhorias a serem implementadas, por exemplo, na educação, na saúde e na habitação. Se houve progresso na cobertura e permanência de alunos na rede oficial de ensino, Suassuna assinalou a necessidade de se elevar a qualidade do ensino e se ampliar o acesso dos educandos aos desafios da tecnologia e a uma formação mais abrangente.
Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), disse que é preciso dotá-lo de maior agilidade e de mecanismos mais eficientes de controle, de forma a garantir a universalização do atendimento. Quanto ao setor habitacional, cobrou a canalização de investimentos aplicados hoje no mercado financeiro para a construção civil, um segmento que alia -retorno econômico e benefício social-.
Em vez de uma situação de crise, Ney Suassuna enxerga o atual panorama brasileiro como de luta. Ele disse que a geração de riquezas deve ser incentivada como estímulo ao desenvolvimento econômico, considerado pré-requisito para a condução das políticas públicas.
28/11/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Os desafios do meio ambiente para formulação de políticas públicas
Audiência destaca avanços e falhas em políticas públicas para a Síndrome de Down
Parlamentares apontam avanços, mas querem mais políticas públicas inclusivas
Pessoas com deficiência comemoram avanços, mas pedem mais políticas públicas
SUASSUNA REIVINDICA POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO PARA O PAÍS
Lídice da Mata analisa políticas públicas para o combate à pobreza no semiárido nordestino