Ney Suassuna diz que cooperativas de energia elétrica recebem tratamento desigual



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) disse, em pronunciamento nesta quarta-feira (22), considerar injusto e desigual o tratamento dado às cooperativas de energia elétrica dos estados do Sul em detrimento das do Nordeste. As primeiras teriam cerca de 80% de desconto nas tarifas, enquanto as nordestinas seriam obrigadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a "comprar mais caro da concessionária e vender mais barato", acumulando prejuízos dia a dia.

Segundo Suassuna, as cooperativas de Pernambuco tiveram que fechar as portas e as da Paraíba "estão indo pelo mesmo caminho".

- A Aneel disse às cooperativas do meu estado que estudaria o assunto. Há dois anos, elas esperam uma solução que não vem. Agora, receberam uma proposta de entrega das linhas de transmissão à concessionária por um preço inferior ao estimado pelas cooperativas. Se elas aceitassem, não só continuariam no vermelho, como ficariam sem a área de fornecimento - contou o senador.

O parlamentar destacou que os maiores prejudicados por essa "situação díspar" são os moradores das áreas rurais, atendidos pelas concessionárias. Ele informou que o programa "Luz para todos", do governo federal, não atinge nem metade dessa população em alguns estados do Nordeste.

As cooperativas de energia elétrica foram impulsionadas por financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na década de 70, para levar energia elétrica às áreas rurais do país, devido à falta de interesse das concessionárias em expandir suas redes até esses territórios.

Em aparte, o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) disse ser testemunha da "época de pujança" das cooperativas do estado e que lamenta ter visto como elas empobreceram ao longo dos anos.

22/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comunidades quilombolas do Rio de Janeiro recebem energia elétrica

Falta de energia elétrica interrompe funcionamento da Estação de Tratamento de Água Baixo Cotia

JOSAPHAT: SITUAÇÕES DESIGUAIS EXIGEM TRATAMENTO DESIGUAL

Minas e Energia estabelece empresas produtoras independentes de energia elétrica

Custo da energia elétrica no País preocupa governo, segundo Ministério de Minas e Energia

Botelho quer tratamento tributário diferente para cooperativas