Níveis dos rios da bacia do Rio Doce começam a baixar



Após uma semana de níveis elevados, os principais rios da bacia do Rio Doce começaram a apresentar níveis mais baixos do que os registrados até 31 de dezembro de 2010. A maioria das estações de monitoramento está voltando a registrar valores próximos à normalidade.

No dia 1º de janeiro deste ano a cota do Rio Doce na estação de Tumiritinga, em Minas Gerais, voltou a apresentar valores abaixo da cota de inundação (550 centímetros). Desde então, sua queda foi contínua até atingir o nível de 506 centímetros na noite de domingo (2). A normalidade no nível do rio foi registrada na segunda-feira (3) e continua sendo observada.

No trecho do Rio Doce localizado em Governador Valadares (MG), onde se chegou a registrar a cota de 470 centímetros, os níveis também começaram a baixar a partir do dia 1º de janeiro, mas apenas na terça-feira (4) foi verificada cota abaixo da referência de inundação (360 centímetros), com registro de 333 centímetros. Na quarta-feira (5) pela manhã, o nível do rio atingiu a cota de 287 centímetros, bem próxima à cota de alerta (280 centímetros). Já a medição realizada durante a tarde do mesmo dia mostrou níveis dentro da normalidade para esse trecho do rio.

A estação Cais do Porto, no município de Linhares (ES), também no Rio Doce, registrou sua cota máxima (566 centímetros) no dia 1º de janeiro, mas começou a inverter sua tendência e na quarta-feira (5) apresentou nível de 390 centímetros, ainda acima da cota de inundação (380 centímetros), devendo registrar novas quedas ao longo do dia.

No município de Colatina (ES) a estação havia atingido a cota de 741 centímetros no dia 31 de dezembro, bem acima da cota de inundação (520 centímetros). Desde então os registros passaram a mostrar níveis decrescentes e na terça-feira (4) entrou na faixa de normalidade.

A estação de Ponte Nova (MG), no Rio Piranga, que já apresentava valores normais desde o final do ano passado, voltou a apresentar na quarta-feira (4) valores próximos à cota de alerta, que é de 280 centímetros.

Informações atualizadas podem ser obtidas no site da ANA.

 

Fonte:
Agência Nacional de Águas



06/01/2011 17:36


Artigos Relacionados


Rios começam a baixar, mas ainda há municípios isolados em Roraima

Nível dos rios começa a baixar no Nordeste, diz Defesa Civil

Oficina reúne povos indígenas da Bacia do Rio Doce

PROJETO REGULAMENTA COMITÊ GERENCIADOR DA BACIA DO RIO DOCE

Estão abertas as inscrições para curso de gestão na bacia do rio Doce

LUZIA TOLEDO QUER CRIAR O COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOCE