Oficina reúne povos indígenas da Bacia do Rio Doce




A oficina formativa "Gestão de Águas em Terras Indígenas", será realizada no município de Aimorés, Minas Gerais, desta quarta-feira (27) até sábado (30). Organizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) e pela Fundação Nacional do Índio (Funai), com apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o encontro proporciona troca de experiências sobre água, formação para atuação na gestão dos recursos hídricos e planejamento de ações operacionais de recuperação ambiental, entre outros.

A oficina acontece no Instituto Terra, reunindo os Krenak (Watu, Atorãn, Nakrehé e Naknenuk) e outras duas etnias indígenas que habitam o território da Bacia do Rio Doce, os Pataxó e os Tupiniquim. Além das vivências compartilhadas, o processo de aprendizagem tem como base a Lei de Águas, o Plano Integrado da Bacia do Rio Doce e a nova Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) e o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH).

Contexto

Instituída em junho de 2012 pelo Decreto n° 7747, a PNGATI também trata, entre outros temas, da proteção hídrica (promover ações de proteção e recuperação das nascentes, cursos d’água e mananciais essenciais aos povos indígenas) e da governança e participação indígena na gestão de águas (apoiar a participação indígena nos comitês e subcomitês de bacias hidrográficas e promover a criação de novos comitês em regiões hidrográficas essenciais aos povos indígenas).

A bacia hidrográfica do rio Doce apresenta uma significativa extensão territorial, cerca de 83.400 km², dos quais 86% pertencem a Minas Gerais e o restante ao Espírito Santo. Abrange, total ou parcialmente, áreas de 228 municípios, sendo 202 em Minas Gerais e 26 no Espírito Santo e possui uma população total da ordem de 3,1 mil.

Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



27/11/2013 17:52


Artigos Relacionados


Brasília sedia Oficina Nacional de Saúde para povos indígenas

Representantes de entidades federais participam de oficina sobre direitos dos povos indígenas

Oficina reúne lideranças indígenas para discutir sobre medicinas tradicionais

Representante dos povos Kaingang diz que Estado deve tratar com dignidade as diferenças dos povos indígenas

Níveis dos rios da bacia do Rio Doce começam a baixar

PROJETO REGULAMENTA COMITÊ GERENCIADOR DA BACIA DO RIO DOCE