PROJETO REGULAMENTA COMITÊ GERENCIADOR DA BACIA DO RIO DOCE



Projeto apresentado pelo senador José Ignácio Ferreira (PSDB-ES) define as atribuições do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, que abrange a região formada por esse rio e seus afluentes, envolvendo 163 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo. O comitê passa a integrar o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, cumprindo determinação da lei nº 9.433, de janeiro de 97.

O comitê será responsável pela elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia, que deverá contemplar a preservação das áreas de proteção ambiental da região e o aproveitamento do potencial de geração de energia elétrica e de irrigação do curso principal do rio Doce. As Agências de Água de atuação na área da bacia serão obrigadas a submeter suas propostas orçamentárias, convênios e contratosde financiamentos e serviços à aprovação do Comitê que também vai estabelecer mecanismos de cobrançae sugerir valores para o uso dos recursos hídricos, se o projeto for aprovado.

- As complexas questões que estão, hoje, envolvidas no aproveitamento dos múltiplos usos das águas, transcendem a simples abordagem econômica. Há que se atentar para dar racionalidade ao uso e à preservação de um recurso escasso e com valor econômico intrínseco, mediante a montagem de um modelo de gestão onde se congreguem os esforços de todos os agentes envolvidos na questão tendo em vista a busca de objetivos comuns - argumentou.

De acordo com a proposição de José Ignácio Ferreira, o comitê será representado por cada um dos órgãos e entidades federais com atuação predominante na área da baciae o secretário-executivo será o dirigente da Agência de Água que atuará como órgão executor das ações do comitê.



29/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


LUZIA TOLEDO QUER CRIAR O COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOCE

Níveis dos rios da bacia do Rio Doce começam a baixar

Oficina reúne povos indígenas da Bacia do Rio Doce

Estão abertas as inscrições para curso de gestão na bacia do rio Doce

ANA recebe inscrições para curso de gestão de recursos hídricos na bacia do Rio Doce

Comitê define regras para cobrar pelo uso das águas do rio Doce