NO DIA DO BIBLIOTECÁRIO, LOBÃO PEDE CAMPANHA NACIONAL



Ao homenagear o Dia do Bibliotecário, hoje (dia 12), o senador Edison Lobão (PFL-MA) fez um apelo ao presidente da República para que ele comande uma campanha nacional de estímulo à implantação de uma biblioteca em todos os municípios brasileiros.

- Tal movimento iria complementar a grande campanha "Todas as Crianças na Escola", de resultados que já se sabe alvissareiros. Em cada comunidade interiorana uma biblioteca, estimulando-se nos jovens o gosto pela leitura e, assim, dando-lhes condições de superar no futuro os tantos obstáculos que se antepõem aos que carecem de cultura - justificou.

Conforme o Guia do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, editado em 1994, o país conta com 2.253 estabelecimentos públicos, 80 dos quais localizados no Maranhão, salientou o senador. Comparativamente aos Estados Unidos, dotado de 123 mil bibliotecas, sendo 8.900 públicas, o Brasil ainda está longe do ideal, na opinião do senador. Caberia, a seu ver, "vencer a inebriante concorrência da má televisão" e investir em novas salas de aula e leitura.

Edison Lobão cumprimentou a todos os profissionais da área destacando a figura do paulista Rubens Barros de Morais, patrono dos bibliotecários brasileiros, que fundou, em 1940, na Escola de Sociologia e Política de São Paulo, o primeiro curso de biblioteconomia no país.



12/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão pede que campanha presidencial discuta proteção à Amazônia

Papaléo comemora o Dia do Bibliotecário

Senado comemora Dia do Bibliotecário

Presidência da República comemora 50 anos da profissão de bibliotecário

SENADO ADIA VOTAÇÃO DE PROJETO SOBRE BIBLIOTECÁRIO

LOBÃO: REELEIÇÃO E FALTA DE FINANCIAMENTO TORNAM CAMPANHA ELEITORAL APÁTICA