No dia do Professor, Heráclito homenageia o educador Marcílio Rangel
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) escolheu, para homenagear o Dia doProfessor, comemorado nesta segunda-feira (15), o educador Marcílio Flávio Rangel, dono do Instituto Dom Barreto, em Teresina, Piauí, que obteve a melhor avaliação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2006. Para o senador, Marcílio foi um exemplo de professor que não se preocupa apenas em cumprir a carga horária mas em acompanhar o desenvolvimento intelectual e moral do aluno.
- Um homem desse nível, dessa categoria elevou o nome do Piauí da maneira mais nobre. Se o homem tem vontade, pode ser exemplo de ensino para todo o Brasil - disse o senador, que procurou homenagear, por meio dele, os professores de todo o país.
Heráclito criticou o luxo das escolas no Piauí que têm, segundo afirmou, lucratividade grande, sem a contrapartida de uma educação de qualidade. Comparou com o Instituto Dom Barreto, no qual Marcilio Rangel investiu os recursos na educação dos alunos e teve uma vida modesta no plano pessoal.
Heráclito afirmou que num estado em que as coisas não vão bem, especialmente no ensino público, "que vai de mal a pior", a avaliação doInstituto Dom Barreto "é uma felicidade".
Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) recordou as obras sociais realizadas pelo Instituto Dom Barreto e salientou a gratidão do ex-ministro do Planejamento, João Paulo dos Reis Velloso, nos governos militares dos presidentes Médici e Geisel, quando ao retornar a sua cidade natal no Piauí, Parnaíba, fez questão de homenagear seu professor de português José Rodrigues.
Homenagem a Cristovam
Heráclito lembrou que o Senado tem, entre seus integrantes, bacharéis e intelectuais, muitos com Mestrado, ressaltando que não há nenhum que não se lembre de sua escola primária e de sua professora. Heráclito homenageou especialmente o senador e educador Cristovam Buarque (PDT-DF), a quem acompanhou em sua campanha à Presidência da Republica, como coordenador da campanha de Geraldo Alckmin.
- É impressionante como Cristovam criou empatia com o Brasil todo, principalmente coma juventude. É motivo de orgulho andar pelo Brasil todo na companhia de Cristovam sendo cumprimentado por todose presenciar um professor, ontem, no interior de santa Catarinafazer questão de tirar com ele uma fotografia - elogiou o parlamentar.
15/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
No Dia do Professor, Heráclito homenageia o educador Marcílio Rangel
Mão Santa lamenta morte de Marcílio Flávio Rangel de Farias
Senadores prestam homenagem a educador paraibano em comemoração ao Dia do Professor
CE homenageia ex-presidente e educador Anísio Teixeira
Comissão de Educação homenageia vencedores do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10
Mozarildo homenageia seu ex-professor de Medicina