Norma SA 8000 é nova ferramenta para Responsabilidade Social das empresas
As inscrições para O III Prêmio de Responsabilidade Social 2002 terminam no dia 31 de julho. Criado no ano de 2000, por iniciativa do deputado Cézar Busatto (PPS), o prêmio é concedido anualmente pela Assembléia Legislativa e tem por objetivo estimular e valorizar as ações de melhoria social promovidas pelo setor empresarial, além de incentivar mais empresas, seus funcionários e familiares a envolverem-se com a superação dos problemas sociais. Aproveitando a iniciativa da Assembléia, o especialista Jader Buckowski enviou à Agência de Notícias da Assembléia trabalho mostrando a importância da responsabilidade social no contexto das empresas através da norma SA 8000, uma situação nova que surge no contexto de modernização e atualização empresarial.
A norma SA (Social Accountability) 8000 surgiu em 1997 e é um sistema de gestão capaz de melhorar as condições de trabalho de modo contínuo, em todo o mundo. Através de seus quesitos (modelados a partir de normas da Organização Internacional do Trabalho, na Declaração dos Direitos Humanos e na Declaração Universal dos Direitos da Criança) ela imprime um código de conduta universal, buscando e avaliando aspectos de responsabilidade social em toda a cadeia produtiva.
É a primeira norma social com possibilidade de certificação reconhecida internacionalmente, similar às normas ISO 9000 e ISO 14000.
A certificação traz benefícios diretos à imagem da empresa. Ela solidifica o conceito de uma gestão alicerçada em responsabilidade social, trazendo maior competitividade, redução de custos e de riscos potenciais, melhoria no relacionamento junto à comunidade, colaboradores, fornecedores, clientes e governo, além da participação no crescente segmento de organizações com perfil de investimento ético e social. Por tudo isso, a SA 8000 tende a ser um requisito indispensável às empresas exportadoras, nos próximos anos.
Um grande número de corporações instaladas nos mais diversos países já são certificadas com o selo SA 8000. No Brasil, em torno de seis empresas detém o selo.
A estrutura da norma e o processo de certificação SA 8000 serão apresentados em Porto Alegre no mês de agosto pela empresa certificadora SGS ICS do Brasil. A SGS ICS é ligada ao grupo SGS – a maior organização de certificação do mundo.
A relação da norma SA 8000 com os processos de gestão da qualidade e do meio ambiente estão sendo analisados pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, através de Rogério Meira - Coordenador da Comissão Técnica do PGQP. Atualmente, o PGQP é benchmarking no território nacional e é o representante da American Society for Quality no Brasil.
A norma SA 8000 é coordenada pelo SAI (Social Accountability International), uma organização não-governamental com sede nos Estados Unidos.
Mais informações no site www.e3consultoria.com.br
07/24/2002
Artigos Relacionados
Nova ferramenta incentiva empresas parceiras do Ciência sem Fronteiras
Certificado de Responsabilidade Social vai para 87 empresas
Perillo alerta administradores para a responsabilidade social das empresas
Troféu de Responsabilidade Social tem 85 empresas candidatas
Assembléia se preocupa com a responsabilidade social das empresas
Tuma destaca importância da responsabilidade social nas empresas