Normas para trabalho rural são discutidas na Comissão de Agricultura
Matéria atualizada às 12h17
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realizou nesta manhã debate sobre a legislação que rege o trabalho rural. Os senadores discutiram com autoridades e representantes do setor agrícola o Projeto de Lei do Senado 458/09, do senador Gilberto Goellner (DEM-MT), que fixa novas normas reguladoras do trabalho no campo. O relator da matéria é o senador Raimundo Colombo (DEM-SC), que já ofereceu parecer favorável ao projeto.
Goellner sugere a elaboração de um texto legal específico para a atividade rural, que leve em conta as peculiaridades e sazonalidades desse tipo de trabalho. Pela proposta, o trabalhador rural teria jornada fixada em oito horas e intervalo para repouso e alimentação de uma a quatro horas, no máximo, de acordo com as condições climáticas e costumes da região. Temas relacionados com a prestação de horas extras, contratos de safras e deslocamento dos trabalhadores de casa para as lavouras, entre outros, também são contemplados pela proposição.
Participaram do debate Marcelo Gonçalves Campos, representante do Ministério do Trabalho e Emprego; Cristiano Barreto Zaranza, da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); e Antonio Lucas Filho, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).
A audiência pública foi presidida pelo senador Valter Pereira (PMDB-MS).Mais informações a seguir
23/02/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão de agricultura está reunida e pode votar mudanças nas normas do trabalho rural
Osmar Dias avalia condições de aprovação de projeto que fixa normas para trabalho rural
Normas para criar patentes serão discutidas pela CCT
Projetos sobre uso de sacolas plásticas e normas de trabalho rural ganham nova tramitação
Normas sanitárias são discutidas em Assembleia da OIE
Política para Extensão Rural abre agenda da Comissão de Agricultura