Osmar Dias avalia condições de aprovação de projeto que fixa normas para trabalho rural
Participando agora da audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) que discute projeto que define legislação para o trabalho no campo (PLS 458/09), o senador Osmar Dias (PDT-PR), autor do pedido para realização da reunião, explicou sua intenção com o debate. Ele lembrou que a legislação que hoje regula o trabalho rural é da década de 40 e precisa ser reformulada.
- É positiva qualquer tentativa neste sentido. O que não sabemos é se existe clima para essas mudanças - avaliou o senador, que, no entanto, fez questão de elogiar a iniciativa do senador Gilberto Goellner (DEM-MT), autor do projeto que fixa nova legislação para o trabalho rural, objeto da audiência da CRA.
Osmar Dias falou um pouco de sua vida - contando que nasceu em fazendas de café no Paraná - e que, por isso, entende a lida do trabalho na agropecuária. Fazendo uma analogia, ele descreveu sua recente luta para tentar aprovar uma legislação voltada para o trabalho dos caminhoneiros. Ele disse que, após a realização de cerca de vinte audiências no Congresso, e mesmo com a aprovação nas duas Casas do Legislativo, a proposição foi vetada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao final de 2009.
- Isso é para mostrar como é difícil alcançar consenso sobre alguns assuntos. O projeto [sobre o trabalho no campo] tem boas propostas, mas precisa ser aperfeiçoado. Prova disso é a discordância hoje aqui manifestada entre o representante dos proprietários rurais e o que falou em nome dos trabalhadores agrícolas - disse o senador.
Mais informações a seguir
23/02/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
OSMAR DIAS DESTACA APROVAÇÃO DO SEGURO RURAL PELA CAE
Ministério fixa normas para Contribuição Sindical Rural
OSMAR DIAS QUER ADEQUAR LEGISLAÇÃO SOBRE TRABALHO RURAL À REALIDADE
OSMAR DIAS PEDE APROVAÇÃO DE PROJETO QUE CRIA O PRIMEIRO EMPREGO PARA JOVEM TRABALHADOR
Osmar Dias pede pressa na votação de projeto que amplia concessão do crédito rural
Osmar Dias defende aprovação de projeto que favorece cooperativismo