Noroeste capixaba recebe mais 26 famílias em assentamento da reforma agrária



O assentamento Carlos Lamarca, que abriga 26 famílias de agricultores em Nova Venécia, a noroeste do Espírito Santo, foi contemplado pelo Programa Nacional de Reforma Agrária, nesta quarta-feira (23), com a publicação da portaria de sua criação no Diário Oficial da União.

O município de Nova Venécia possui o maior número de assentamentos do estado. São 11 áreas com mais de 300 famílias em cerca de 4,2 mil hectares. O novo projeto de reforma agrária tem 380 hectares e a instalação do mesmo, que já dispõe de licenciamento ambiental, deverá otimizar o desenvolvimento regional. Isso, principalmente, pelo aquecimento do comércio local a partir da injeção de recursos advindos dos créditos e de obras de infraestrutura destinados aos trabalhadores rurais a serem assentados. 

Em todo o Espírito Santo existem 88 assentamentos e cerca de 4.420 famílias instaladas em uma área de aproximadamente 48 mil hectares. A base econômica da agricultura no estado se reflete também nas pequenas propriedades das famílias assentadas: a produção de café.

Com a implementação, nos últimos anos, do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (Ates) em assentamentos do estado, a intenção é diversificar e agregar valor à produção, possibilitando a melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas. 

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



24/02/2011 11:18


Artigos Relacionados


Reforma Agrária recebe dez novos imóveis para mais de 500 famílias

Mais 67 famílias serão beneficiadas com a reforma agrária no Pará

Subcomissão da Reforma Agrária debate situação do assentamento de Jóia

Subcomissão da Reforma Agrária debate situação do assentamento de Jóia

Queremos combinar a quantidade na reforma agrária com a qualidade do assentamento, afirma ministro Vargas

Alberto Silva diz que modelo inovador de assentamento rural pode ser solução para a reforma agrária