Alberto Silva diz que modelo inovador de assentamento rural pode ser solução para a reforma agrária



O senador Alberto Silva (PMDB-PI) disse nesta quinta-feira (11) que considera uma vitória, para seu estado e para o país, os resultados que estão sendo colhidos de um projeto moderno de assentamento rural, baseado em um sistema associativo e no plantio da mamona para extração de óleo combustível. Ele apontou o modelo como exemplo a ser copiado em todo o Brasil como saída para evitar o êxodo rural.

- Essa pode ser a solução para a reforma agrária em nosso país, pois até agora o que foi feito nesse setor foi um verdadeiro equívoco, em especial no Nordeste, que tem milhões de trabalhadores rurais que, por falta de apoio, acabam migrando para as cidades grandes, gerando, por sua vez, violência, desemprego e miséria - disse o senador.

Ele explicou que o sistema foi baseado em estudos de técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que concluíram que o pedaço de terra necessário para que uma família rural viva bem é de três hectares.

- Considerando que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) faz assentamentos cedendo glebas de 40 hectares para cada família, esse número pode parecer pequeno, mas descobrimos que mais do que isso a família não dá conta de plantar e colher - acrescentou Alberto Silva.

A semente de mamona, detalhou o senador, foi escolhida por ser de fácil cultivo e pelo seu alto potencial produtivo, pois a semente da mamona produz 55% de óleo. Os trabalhadores vão receber sementes altamente selecionadas, treinamento apropriado e financiamento do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). O mecanismo mais revolucionário, no entanto, considerou Alberto Silva, é a filiação do agricultor, por cotas, a uma associação de produtores, na forma de uma sociedade civil.

- No Piauí, nós já provamos que é possível, se houver uma administração competente dessa associação, que cada agricultor consiga ganhar até R$1.000 por mês, com direito a plano de saúde e condições para educar seus filhos. Isso poderá significar a paz no campo.



11/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alberto Silva propõe alternativa para agilizar a reforma agrária

Alberto Silva pede solução para reforma da Previdência

Quintanilha: modelo equivocado de reforma agrária aumenta desemprego rural

Alberto Silva: o biodiesel é a grande solução para o país

Alberto Silva diz que biodiesel é solução para sem terra no Brasil

ALBERTO SILVA APONTA A VERMICULITA COMO SOLUÇÃO PARA O SEMI-ÁRIDO