Queremos combinar a quantidade na reforma agrária com a qualidade do assentamento, afirma ministro Vargas
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, afirmou que a determinação da presidenta Dilma Rousseff é a de que o governo combine a quantidade de hectares incorporados à reforma agrária com a qualidade do assentamento, através do acesso às políticas públicas.
Nesta quinta-feira (13), eles se reuniram no Palácio do Planalto com representantes do Movimento Sem Terra (MST) para ouvir as reivindicações do grupo sobre a reforma agrária.
Durante o encontro, Dilma determinou que os assentados possam receber formação técnica e profissional por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec.
“Foi uma boa reunião, reunião onde a presidenta deu respostas aos movimentos. Importante dizer que nós queremos combinar, e é essa determinação da presidenta, combinar a quantidade na reforma agrária com a qualidade do assentamento. O assentamento onde o assentado possa ter acesso às políticas públicas, que possa ter acesso ao desenvolvimento produtivo do assentamento e viver com dignidade”, comentou o ministro.
Pepe lembrou ainda que, nos últimos três anos, o governo assentou 75 mil famílias e incorporou 88 milhões de hectares pela reforma agrária, além da previsão de assentar mais 30 mil famílias em 2014.
Quanto à qualidade dos assentamentos, os beneficiados passaram a ter acesso a políticas públicas como o Minha Casa Minha Vida, o Luz para Todos, o Água para Todos e o Programa de Melhoramento das Estradas através do PAC Equipamentos.
“Hoje não tem sentido nenhum que um habitante do meio rural tenha acesso ao Minha Casa Minha Vida, e o assentado da reforma agrária não tenha. Esse é o sentido, pegarmos as políticas públicas que nos últimos anos permitiram que milhões de brasileiros tivesse acesso a uma vida mais digna e levar isso pra dentro dos assentamentos também”, analisou o ministro.
Fonte:
Blog do Planalto
13/02/2014 12:26
Artigos Relacionados
Subcomissão da Reforma Agrária debate situação do assentamento de Jóia
Subcomissão da Reforma Agrária debate situação do assentamento de Jóia
Noroeste capixaba recebe mais 26 famílias em assentamento da reforma agrária
Alberto Silva diz que modelo inovador de assentamento rural pode ser solução para a reforma agrária
Reforma agrária que o MST quer é possível com leis em vigor, afirma Stédile
Ministro fala sobre reforma agrária nesta terça