Nova ferramenta de avaliação do desenvolvimento infantil é testada no Brasil



Uma ferramenta baseada em metodologia norte-americana, e traduzida ao português, que avalia o desenvolvimento infantil foi apresentada ao Ministério da Educação, pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência (SAE), nesta semana. 

No Brasil, os questionários já foram aplicados pela Secretaria Municipal de Educação, em 46 mil crianças de 462 creches municipais do Rio de Janeiro.

Por meio de questionários aplicados a pais e educadores, a metodologia possibilita avaliar o desenvolvimento de crianças de um mês a cinco anos e meio de idade, servindo de subsídio para o desenvolvimento de políticas públicas para a infância. 

Para cada faixa de idade existe um questionário com 30 perguntas que avaliam o desempenho da criança em diferentes quesitos: comunicação, coordenação motora, resolução de problemas e capacidade de socialização.

Além de medir o estágio de desenvolvimento infantil, a metodologia Ages & Stages Questionnaires (ASQ) indica atividades que podem ser desenvolvidas pelos educadores com crianças que apresentaram déficit de desenvolvimento em cada faixa etária.

A ferramenta já foi adotada em países como Estados Unidos, França, Espanha, Dinamarca, Noruega, Quênia, Zâmbia, China, Coréia, Chile e Equador.


Fonte:
Secretaria de Assuntos Estratégicos



07/07/2011 11:23


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