Novas regras para lotéricas serão votadas no dia 10
A exigência de licitação para que pessoas físicas e jurídicas prestem serviços como permissionários lotéricos é prevista em projeto de lei da Câmara (PLC 40/2013) em exame na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A relatora da matéria, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), observou que essa exigência leva ao setor de venda de loterias os critérios de justiça e competição que devem nortear o acesso dos particulares às atividades reguladas pelo Estado.
Vanessa Grazziotin leu seu relatório nesta terça-feira (3) e o presidente da CAE, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), concedeu vista coletiva do projeto, que será votado no próximo dia 10.
De autoria do deputado Beto Mansur (PP-SP), a proposição também delimita o tempo máximo da permissão, "criando segurança para o permissionário quanto ao horizonte de rentabilidade do seu investimento", como assinala a relatora. Esse prazo será de 20 anos, renovável por mais 20.
Há uma regra de transição para as permissões vigentes: o início da contagem do prazo de renovação será a data posterior ao fim da primeira concessão, independentemente de seu termo inicial. Dessa maneira, não são alterados os prazos das concessões vigentes, medida que Vanessa Grazziotin considerou importante para a preservação da segurança jurídica desses contratos.
As balizas essenciais do relacionamento entre o outorgante e os permissionários também são estabelecidas no projeto, o que, na avaliação da relatora, permitirá um padrão de contratação mais eficiente e previsível. Uma dessas balizas, segundo Vanessa Grazziotin, é a atribuição ao outorgante – no caso, a Caixa Econômica Federal – de definir a localização das concessões de acordo com o potencial de vendas e a demanda da população a ser atendida, evitando a concorrência predatória.
O projeto será votado pelo Plenário do Senado, após o parecer da Comissão de Assuntos Econômicos.
03/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Novas regras para suplente de senador serão votadas na próxima semana
CAE pode votar novas regras para casas lotéricas
CAE aprova novas regras para relação da Caixa com casas lotéricas
Novas regras para mercado de energia podem ser votadas na CI
Novas regras para as eleições são votadas agora pela CCJ e CCT
Regras para funcionamento de ONGs serão votadas pelo Senado