Novo fuso horário do Acre fica para a próxima semana



O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Delcídio Amaral (PT-MS), anunciou nesta terça-feira (24) novo adiamento da votação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 91/11, do senador Pedro Taques (PDT-MT), que restabelece o antigo fuso horário do Acre. O motivo foi o atraso na entrega do relatório pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

A matéria deverá ser votada em reunião conjunta da CAE e das comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na próxima terça-feira (31), a partir das 9h30.

De acordo com o projeto, o fuso horário do Acre volta a ser de duas horas a menos em relação ao horário de Brasília, atendendo à vontade expressa pelos cidadãos acrianos em referendo realizado em 2010. Consultados, os eleitores do Acre rejeitaram a diferença de apenas uma hora quanto à capital federal.

Na justificação do PLS 91/11, Pedro Taques aponta o referendo realizado em 31 de outubro de 2010, em que os eleitores do Acre foram consultados se queriam manter o atual horário. Quase 57% responderam "não", enquanto 43% votaram "sim".

O fuso horário atual é resultado de projeto de iniciativa do então senador e atual governador do Acre Tião Viana, a Lei 11.662/08. O texto introduziu alterações no Decreto 2.784/13, que determina a hora legal no país. Essas modificações reduziram de duas para apenas uma hora a defasagem de horário do Acre e de parte do Amazonas em relação a Brasília. Os municípios do oeste do Pará tiveram o fuso equiparado ao da capital federal.

 



24/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Decisão sobre fuso horário do Acre fica para a próxima semana

Impasse deixa decisão sobre fuso horário do Acre para a próxima reunião

Fuso horário do Acre será decidido na próxima terça-feira

Acre poderá ter novo fuso horário

Sérgio Petecão manifesta decepção com novo adiamento de votação sobre fuso horário do Acre

Delcídio abre reunião para votação do fuso horário do Acre