Novo modelo de negócio é estudado para o Banco Postal



O Banco do Brasil (BB) e os Correios anunciam nesta segunda-feira (25), o início de estudos para implantar um novo modelo de negócios para o Banco Postal. A intenção das duas empresas é criar uma instituição financeira, o que permitirá ampliar o portfólio de produtos e serviços oferecidos aos clientes do Banco Postal, além de gerar mais sinergia e eficiência à operação.

A proposta em análise é resultado da experiência das duas empresas durante os 22 primeiros meses na operação do Banco Postal e se aproxima de modelos internacionais de bancos postais.

A parceria atual tem natureza operacional regida por regulamentação específica de correspondente, o que restringe a ampliação dos negócios. Após a implantação do novo modelo, o Banco Postal poderá oferecer mais produtos e serviços, como novas linhas de crédito, seguros, capitalização, cartões pré-pagos e consórcios, entre outros.

Outro objetivo do novo modelo é tornar o Banco Postal ainda mais atrativo para significativa parcela da população sem acesso ao sistema financeiro, calculada em cerca de 55 milhões de pessoas e que movimenta anualmente mais de R$ 600 bilhões, aumentando a inclusão bancária e o dinamismo das economias de municípios que não contam com agências bancárias.Esta iniciativa só foi possível após a promulgação da lei n.º 12.490/2011, que permitiu à ECT participar de empresas e desenvolver serviços financeiros.

Meta inicial

A intenção inicial é que BB e Correios tenham participações societárias iguais. Estudos preliminares já realizados apontam a viabilidade, atratividade econômica e aderência estratégica do novo modelo.

A conclusão dos estudos deve ocorrer no segundo semestre de 2014. A implantação do novo modelo dependerá ainda das autorizações regulatórias do Banco Central, Cade e dos ministérios da Fazenda, das Comunicações e do Planejamento, entre outros.

Como os estudos estão em andamento, ainda não é possível estabelecer o valor previsto para o investimento das duas empresas no projeto. Entretanto, a intenção é que o novo Banco Postal utilize as estruturas e os conhecimentos já existentes BB e Correios, o que reduziria significativamente o volume de investimento necessário à parceria e permitiria acelerar o início de seu funcionamento.

A parceria entre BB e Correios no Banco Postal teve início em janeiro de 2012 e já resultou na abertura de 2,2 milhões de contas correntes e na realização de mais de 200 milhões de transações nos 6.191 pontos de atendimento do Banco Postal em 5.256 municípios brasileiros.

Fonte:

Ministério das Comunicações

 

 



25/11/2013 18:08


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