Novo painel eletrônico foi uma das realizações da 1º secretaria em 2002



A troca do sistema de votação eletrônica do Senado, as obras de reforço estrutural do chamado Túnel do Tempo e a ampliação do programa Interlegis (que já conecta todas as assembléias legislativas, mais de mil câmaras legislativas, o Senado Federal, a Câmara dos Deputados e o Tribunal de Contas da União pela Rede Nacional Interlegis), foram algumas das realizações contabilizadas em 2002 pela 1ª Secretaria em 2002, que tinha à frente o então senador Carlos Wilson (PTB-PE).

- O atual sistema de votação eletrônica do Senado, inaugurado no dia 30 de setembro com a realização de uma votação secreta, é dos mais seguros do mundo. Acompanhado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o Prodasen (Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal) fez por onde recuperar não apenas o painel que havia sido violado, mas sua própria credibilidade e, principalmente, a do Senado, que tinha sido arranhada como instituição - afirmou Carlos Wilson.

Já as obras de reforço estrutural no Túnel do Tempo, que liga o prédio principal do Senado aos gabinetes e comissões técnicas, foram realizadas em virtude de alguns locais da laje de cobertura terem apresentado deformações, chegando a ceder até 10 centímetros. Apesar de não ter havido risco imediato de desabamento, a 1ª Secretaria resolveu executar o reforço com o objetivo de prevenir qualquer incidente.

A 1ª Secretaria também iniciou o processo e coordenou os trabalhos de elaboração do Plano de Carreira dos servidores do Senado, aprovado pelo Plenário da Casa no primeiro semestre deste ano. A implantação da nova estrutura de remuneração está sendo feita de forma gradual, de acordo com as disponibilidades orçamentárias e obedecendo aos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Outra iniciativa da 1ª Secretaria foi o lançamento, em dezembro, do Sistema Interativo Institucional, que apresenta, de forma atraente e com navegação simples, um vasto conjunto de informações sobre a instituição. O sistema consiste de oito computadores, dispostos em círculo, através dos quais o usuário tem acesso, entre outras informações, a um detalhamento sobre as dependências do Senado, os senadores e os serviços oferecidos pela instituição.

Também foi implantado na gestão de Carlos Wilson o novo sistema de segurança eletrônica do Senado. Ele é composto por 140 câmeras, que durante 24 horas monitoram as dependências internas da Casa e as áreas externas próximas ao prédio do Congresso Nacional. As imagens são monitoradas pela Subsecretaria de Segurança Legislativa.



13/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Wilson diz que novo painel eletrônico recupera credibilidade do Prodasen

Tebet inaugura, em agosto próximo, novo painel eletrônico do Senado

Secretaria de Economia e Planejamento inaugura Infoteca e lança novo Portal Eletrônico e Atlas das R

Secretaria de Economia e Planejamento inaugura Infoteca e lança novo Portal Eletrônico e Atlas das R

Painel eletrônico continua a ser investigado

Peritos da Unicamp examinam painel eletrônico do Senado