Carlos Wilson diz que novo painel eletrônico recupera credibilidade do Prodasen



O atual sistema de votação eletrônica do Senado, inaugurado no dia 30 de setembro, com a realização de uma votação secreta, -é dos mais seguros do mundo- na avaliação do 1º secretário senador Carlos Wilson (PTB-PE). Ele afirmou que, depois do episódio da violação do painel no início do ano passado, o Centro de Informática e Processamento de Dados (Prodasen) desenvolveu um trabalho exemplar.

- Acompanhado pela Unicamp, o Prodasen fez por onde recuperar não apenas o painel que havia sido violado, mas sua própria credibilidade e, principalmente, a do Senado, que tinha sido arranhada como instituição - disse o senador.

Carlos Wilson enfatizou que o preço pedido pela empresa vencedora da licitação - a Visual - para implementar as diversas mudanças no sistema, correspondia à metade do que havia sido pedido pela concorrente que ficou em segundo lugar. Ele destacou a larga experiência da empresa, que trabalha há dez anos para a Assembléia Legislativa de Minas e foi também responsável pela instalação dos painéis na sede dos legislativos de Goiânia (GO) e Palmas (TO).

Mario Sergio Pereira Martins, que presidiu a comissão técnica especial que acompanhou e supervisionou a instalação do novo sistema, acrescentou que as modificações introduzidas pela Visual foram complementadas pelo Prodasen. De acordo com o técnico, tanto a empresa quanto o Prodasen procederam orientados pelos relatórios com base nas investigações que se seguiram à violação do painel, onde se inclui o parecer da Polícia Federal.

Depois de pronto, o novo sistema foi inspecionado e aprovado por técnicos da Universidade de Campinas, a quem coube conceder a certificação, antes da sua entrada em funcionamento. Martins esclareceu, também que, nessa nova fase do sistema de votação eletrônica, de modo diferente do que acontecia antes, apenas os senadores conhecerão suas senhas de votação.

Dentro das novas medidas de segurança, o Senado passou a utilizar uma câmera de TV para monitorar todo o trânsito dentro da sala de operação e controle do sistema. Além disso, apenas quatro funcionários têm autorização para entrar nessa sala.

A inauguração do novo painel, de acordo com Mário Martins, representou -o coroamento do grande esforço do Prodasen, após período de intenso trabalho-, desenvolvido por três comissões, duas técnicas e uma de licitação, que contaram também com a contribuição de funcionários da Secretaria Geral da Mesa, Taquigrafia, Primeira Secretaria, Advocacia, Secretaria de Controle Interno e Subsecretaria de Engenharia do Senado.



07/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Wilson entrega a Tebet novo painel com certificado de segurança

Carlos Wilson anuncia punição de servidores envolvidos na violação do painel do Senado

Arruda nega a Carlos Wilson ter conhecimento prévio sobre fragilidade do painel de votação

Novo painel eletrônico foi uma das realizações da 1º secretaria em 2002

Tebet inaugura, em agosto próximo, novo painel eletrônico do Senado

Carlos Wilson lança novo portal do Interlegis