Novos dirigentes da Comissão de Orçamento serão escolhidos pelos partidos após o Carnaval



Os nomes dos parlamentares que vão dirigir a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) deverão ser definidos pelas lideranças partidárias somente após o Carnaval (de 1 a 4 de março), segundo informações concedidas nesta quinta-feira (13) pelo gabinete da liderança do PMDB no Senado. Até essa data, os partidos vão também definir as listas dos parlamentares que passarão a integrar essa comissão, uma das mais importantes do Congresso Nacional.

Até que sejam definidos e empossados os novos dirigentes da CMO, ela continuará sendo presidida pelo deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), que foi reeleito para mais um mandato de deputado na Câmara Federal. Mas até que os novos dirigentes e novos membros assumam, entretanto, não deverá ocorrer reuniões ordinárias, já que muitos dos integrantes da Comissão de Orçamento não foram reeleitos, o que prejudicou a composição daquele colegiado e, conseqüentemente, a qualificação do seu quórum.

Segundo determina o Regimento do Congresso Nacional, a definição sobre a direção e composição da CMO ocorre sempre depois que são escolhidos os dirigentes e integrantes das demais comissões da Câmara e do Senado. A assessoria técnica da CMO esclareceu que não há pressa na definição de composição da comissão, em razão dos prazos estipulados para o exame das principais propostas que serão examinadas pelo colegiado.

O Poder Executivo tem até o dia 30 de abril de cada ano para enviar ao Congresso Nacional e à CMO a proposta da nova Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que fixa os parâmetros básicos orçamentários que terão de ser obedecidos na confecção do orçamento do exercício seguinte.

A proposta de orçamento anual da União, segundo preceito constitucional, deve ser encaminhada ao Congresso até o final de agosto. Este ano, a proposta do orçamento da União para 2004, o primeiro elaborado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deverá chegar também acompanhada do Plano Plurianual de Investimentos (PPA), com a programação dos investimentos públicos federais para um período de quatro anos, que vai de 2004 a 2007.

Pelo que está previsto nas regras em vigor, o próximo presidente da CMO deverá ser um senador, indicado pelo PMDB, cabendo a relatoria geral a um deputado indicado pelo PT. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), líder do seu partido no Senado, já levantou, entretanto, a possibilidade de uma troca de posições, pela qual o PMDB ficaria com a relatoria geral e o PT com a presidência da comissão. Isso, contudo, vai depender ainda de acordos a serem firmados entre os dois partidos.



13/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Novos integrantes da Comissão de Orçamento ainda estão sendo definidos pelos partidos

Escolhidos dirigentes da Comissão de Orçamento

Comissão Mista de Orçamento tem novos dirigentes

Comissão de Orçamento escolhe seus novos dirigentes para 2012

Escolhidos integrantes da Comissão do Orçamento para 2012

Orçamento, MPs, royalties e FPE aguardam senadores após o Carnaval