Novos embaixadores nas Bahamas e na Guiana aprovados no Senado



O Senado aprovou nesta quarta-feira (3) a indicação da presidência da República para duas Embaixadas do Brasil no exterior. Carlos Eduardo Sette Camara vai representar o Brasil na Comunidade das Bahamas e Lineu Pupo de Paula na República Cooperativista da Guiana. Os dois diplomatas foram sabatinados pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na semana passada e aprovados.

Carlos Eduardo Sette Câmara da Fonseca Costa, 63 anos, é ministro de primeira classe da carreira de diplomata do Ministério das Relações Exteriores, tendo ingressado na carreira no início da década de 70. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desempenhou as funções de cônsul-geral em Zurique e embaixador em Jacarta, Manila, Islamabad e, mais recentemente, no Tajiquistão e Afeganistão.

Sette cuidará da relações do Brasil com a Comunidade das Bahamas, pequeno país de população de aproximadamente 350 mil pessoas, sendo 20% dessa população composta por haitianos.

Guiana

Já o ministro de segunda classe da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores Lineu Pupo de Paula, 59 anos, ingressou na carreira diplomática em 1981. Também formado em Direito, mas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), integrou no exterior os quadros diplomáticos brasileiros nas Embaixadas do Brasil em Bonn, Quito, Buenos Aires, São Salvador e Tegucigalpa, além da Missão Junto à Organização dos Estados Americanos e o Consulado-Geral do Brasil em Caracas.

O país para o qual o ministro foi indicado, a Guiana, é uma república semipresidencialista, que faz fronteira com o Brasil e tem produto Interno Bruto (PIB) correspondente a menos da metade do PIB do estado de Roraima. Sua população equivale a pouco mais de 900 mil habitantes, sendo 9 mil brasileiros.

De acordo com a Constituição, a aprovação de chefes de missões diplomáticas é de competência privativa do Senado Federal, com sabatina e por voto secreto.



03/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE aprova indicações de novos embaixadores em Belize e Bahamas

Aprovados na CRE embaixadores para Guiana e República Dominicana

SENADO APROVA EMBAIXADORES PARA GABÃO E GUIANA

Quatro novos embaixadores são aprovados pela CRE

Aprovados novos embaixadores para Eslováquia e Botsuana

Aprovados novos embaixadores para a Rússia, Panamá e Coréia do Sul