Núcleo Geodesastres-Sul usa tecnologia para avaliar enchentes no RS



O Núcleo de Pesquisa e Aplicação em Geotecnologias para Desastres Naturais e Eventos Extremos para a Região Sul do Brasil e Mercosul (Geodesastres-Sul) mapeou os efeitos das inundações bruscas e graduais que afetaram mais de 960 mil pessoas no sul do País e concluiu que as cheias causaram prejuízos de mais de R$ 3 bilhões, entre setembro de 2009 e janeiro de 2010 naquela região.

 

“Ficou evidente a vulnerabilidade de diversos municípios gaúchos para enfrentar este tipo de desastre”, diz a pesquisadora Tania Sausen, responsável pelo Núcleo Geodesastres-Sul do Instituto, estasbeçecodp no Centro Regional Sul do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRS/Inpe/MCT), em Santa Maria (RS).

 

O trabalho, realizado em  parceria com a Coordenadoria Regional da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, mostra a extensão alcançada pelas águas em trechos ao longo dos rios Jacuí e Ibicuí. Na agricultura, os cultivos de feijão, fumo e principalmente arroz foram os mais afetados na região da Depressão Central e Campanha. “Os reflexos desses prejuízos não foram sentidos somente pelos agricultores, mas geraram outras consequências, como por exemplo o enfraquecimento do comércio local”, comenta a pesquisadora.

 

O estudo utilizou imagens de satélites e softwares de geoprocessamento gratuitos desenvolvidos pelo Inpe. Após a verificação de mais de 300 imagens dos satélites Terra e Aqua, que respectivamente coletam dados nos períodos da manhã e tarde, foram selecionadas aquelas sem cobertura de nuvens, que corresponderam a 28 imagens. O estudo também utilizou dados meteorológicos e de outros instrumentos orbitais, além de fotos de campo fornecidas pela Defesa Civil Estadual.

 

Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia



19/08/2010 14:15


Artigos Relacionados


Núcleo de Tecnologia firma acordo para transferência de tecnologia

Garibaldi quer comissão de senadores para avaliar enchentes no Nordeste

Bahia inaugura sala de monitoramento de rios para avaliar possibilidade de secas e enchentes

Mercadante será convidado para avaliar resultados de plano de ação na área de ciência e tecnologia

Tecnologia: IPT abre inscrições para o "III Curso de Tecnologia da Borracha"

Tecnologia: IPT abre inscrições para o "III Curso de Tecnologia da Borracha"