'O problema é muito mais sério do que se imagina', diz Paulo Davim sobre a dengue no país
Ao comentar a recente visita da Caravana da Dengue do Ministério da Saúde ao seu estado, o senador Paulo Davim (PV-RN) afirmou que o quadro da doença no país "é muito mais sério do que se imagina".
De acordo com dados do Ministério da Saúde, disse o senador, 40% dos casos notificados de dengue estão na Região Norte e 27% na Região Sudeste. Apenas no Rio Grande do Norte, os primeiros dois meses de 2011 apresentaram aumento de casos de 26,6% em relação ao mesmo período de 2010.
Ainda segundo dados do ministério, continuou o senador, 70% dos casos de dengue do país estão concentrados nos estados do Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Amazonas e Paraná. O crescimento da doença entre 2009 e 2010 foi de mais de 200%, disse Paulo Davim, e o perigo é o aumento este ano ser ainda maior.
- É importante que a nação brasileira tome conhecimento desse grande desafio, e que não é só tarefa do Ministério da Saúde, das autoridades sanitárias, dos estados, municípios e do governo federal, é uma tarefa de todos. E por isso o ministério vem construindo parcerias entre os setores empresariais e entidades religiosas e ONGs buscando parcerias na sociedade civil, vem construindo monitoramento constante das cidades que estão em alto risco de epidemia - informou.
Paulo Davim afirmou ainda que o governo federal criou um grupo interministerial com mais de 13 órgãos e ministérios envolvidos. Mas, para o senador, é necessário o envolvimento também do setor empresarial, dos meios de comunicação e de organizações civis para que a doença seja enfrentada de maneira eficiente.
22/02/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Davim manifesta preocupação com o combate à dengue no Rio Grande do Norte
Quintanilha: país deve levar a sério relatório da ONU sobre clima
País tem mais consciência sobre problema da discriminação racial, segundo ministra
Paulo Davim cobra ação mais incisiva da ANS sobre planos de saúde
Paulo Davim registra aumento no número de transplantes no país
Paulo Davim cobra planejamento para evitar escassez de água no país