OAB entrega a Tião Viana proposta de reforma política
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, entregou nesta terça-feira ao presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), sua proposta de reforma política, divulgada nos últimos dias.
O documento defende a total fidelidade partidária, limitações ao financiamento de campanhas eleitorais, o recall de detentores de mandato legislativo ou executivo (uma forma de tomar o mandato por iniciativa popular), a redução dos mandatos de senadores de oito para quatro anos e o fim da figura do suplente de senador.
Depois de receber o documento, Tião Viana afirmou em entrevista que as grandes reformas têm mais dificuldade de aprovação, ao contrário de mudanças mais discretas.
- A experiência mundial é essa: quem quer reformar não apresenta uma tonelada de medidas. Apresenta um pequeno conjunto de medidas - disse. Ele elogiou as propostas da OAB, que citam projetos já em tramitação no Congresso.
O presidente da OAB ponderou depois da audiência, também em entrevista, que o projeto do recall está em exame avançado no Senado e pode ser aprovado com mais rapidez. Trata-se de uma proposta do senador Pedro Simon (PEC 73/05), neste momento na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Cezar Britto também defendeu o fim das coligaçõespartidárias nas eleições para deputados e vereadores. Para ele, o atual sistema, em que um político muito votado por um partido coligado pode eleger parlamentares de um segundo partido, fere o princípio da votação proporcional.
23/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião Viana diz que é hora da reforma política
Tião Viana mantém proposta da Câmara para reforma da Previdência
Tião Viana defende "reforma política fatiada" em evento da OAB
Tião Viana defende "reforma política fatiada" em evento da OAB
Tião Viana manifesta preocupação com retrocessos da reforma política
Tião Viana apóia inclusão da reforma política na convocação extraordinária