Obstrução do PMDB deve jogar para esta terça votação da MP dos Portos
Eduardo cunha (e): vamos discutir o mérito de cada destaque
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, admitiu que a Medida Provisória (MP) dos Portos (595/12) pode não ser votada na noite desta segunda-feira (13), especialmente pela prometida obstrução do PMDB. "Podemos ter a votação até amanha à noite aqui na Câmara, para ser votada no Senado até quinta; este é o tempo razoável, dois dias para as duas Casas votarem", disse a ministra, conforma matéria da Agência Câmara.
Ideli observou que em outras ocasiões o governo enfrentou divergências na base aliada, como no caso da MP do Setor Elétrico e de MPs de desoneração de folhas de pagamento e, ainda assim, conseguiu aprovar as matérias.
Ainda de acordo com a Agência Câmara, o líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), reconheceu que um acordo nessa MP será difícil. "É um tema naturalmente complexo, porque há divergências quanto ao que foi aprovado na comissão especial. Há partes do relatório que o governo apoia e outros que o governo não apoia porque a comissão votou diferente. Nós teremos uma longa noite para ver o conteúdo e em quais procedimentos nós podemos fazer acordo."
O líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), disse que a bancada não aceita votar a matéria na noite desta segunda, e vai obstruir os trabalhos. "A nossa orientação é não votar hoje. Amanhã vamos votar e discutir o mérito de cada destaque", disse Cunha.
Apesar do curto prazo de vigência da, que precisa ser votada pela Câmara e pelo Senado até quinta-feira (16), a cúpula governista mantém o discurso otimista quanto à aprovação da proposta. "Vamos votar, e acredito que, como não nos faltou apoio em medidas anteriores tão delicadas quanto essa, não nos faltará também na medida dos portos", disse. Ideli participa da reunião da base aliada nesta tarde para traçar estratégias para a votação da proposta.
Veja a matéria completa da Agência Câmara
13/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Câmara adia para esta terça-feira decisão sobre MP dos Portos
Votação do texto final do novo CPC está marcada para esta terça
Câmara confirma votação da MP dos Portos nesta terça
Câmara ainda tenta concluir votação da MP dos Portos nesta terça
Base governista no Senado está unida, diz José Pimentel sobre votação da MP dos Portos
Congresso mantém votação da LDO para esta terça