ODACIR DEFENDE A CRIAÇÃO DE UMA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE SEGUROS



O senador Odacir Soares (PFL-RO) defendeu a criação de uma agência internacional de seguros, para permitir uma maior flexibilização da política econômica sem altas taxas de juros, nem risco da estabilidade do real. Ele explicou que, "com essa agência, o Brasil e os demais países emergentes poderão planejar suas políticas de desenvolvimento a prazo sem os descontroles do capital volátil".

Odacir observou que capital volátil são poupanças financeiras oriundas de países cêntricos, basicamente dos Estados Unidos, em busca de altos lucros em curto espaço de tempo. Tal fenômeno, conforme explicou, surgiu com a desregulamentação da intervenção do Estado nos mercados financeiros, a abundância de recursos privados nos países centrais e desenvolvimento da informática, no contexto da globalização. Para Odacir, a volatilidade exige, em contrapartida, o acionamento de uma política de taxas de lucro estratosféricas.

O senador disse que os sucessivos abalos sofridos pelas bolsas asiáticas mostraram a fragilidade do sistema financeiro internacional. O tema, conforme observou, foi debatido no Fórum Econômico Mundial que reuniu, há duas semanas, em Davos, na Suíça, chefes de estado e economistas do mundo inteiro.Uma das conclusões dos especialistas foi que a abundância de capital especulativo deixa as economias emergentes à mercê das contingências dos investidores americanos e europeus.

Odacir destacou que o megainvestidor americano George Soros declarara na semana passada ser necessário criar um organismo supranacional com autoridade para impor limites ao capital financeiro de curto prazo.



16/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante defende criação de agência de desenvolvimento

Mercadante defende criação de agência de desenvolvimento do Mercosul

CABRAL DEFENDE CRIAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS

ERNANDES AMORIM DEFENDE CRIAÇÃO DE "AGÊNCIA DA AMAZÔNIA"

Tebet defende criação de Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste

PRESIDENTE DO CADE DEFENDE CRIAÇÃO DE AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO