Mercadante defende criação de agência de desenvolvimento do Mercosul
O presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), defendeu na manhã desta segunda-feira (18), em Montevidéu, a criação de uma agência de desenvolvimento do Mercosul que seria responsável pela elaboração de projetos de integração destinados a alavancar recursos nas fontes de financiamento já existentes, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Essa agência comum, segundo o senador, patrocinaria os grandes projetos estruturantes do bloco. Para Mercadante, o Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul, o Focem, será insuficiente para as necessidades da integração regional.
Mercadante defendeu a proposta durante café da manhã que reuniu os deputados e senadores da Representação Brasileira, o representante permanente do Brasil junto à Associacão Latino-Americana de Integracão (Aladi) e ao Mercosul, embaixador Régis Arslanian; o subsecretário-geral para a América do Sul e coordenador nacional do Mercosul, embaixador Enio Cordeiro; e o diretor do Departamento do Mercosul do Ministério das Relações Exteriores, Bruno Bath.
No encontro, Enio Cordeiro afirmou que, se o Mercosul é uma realidade sem retorno, é porque representa um projeto que tem alcançado grandes realizações nas áreas política e social. O embaixador destacou a participação do bloco em reuniões de organismos internacionais e disse que o Mercosul está passando por uma fase de transição de área de livre comércio para um Mercosul de forte componente produtivo:
- O futuro do Mercosul talvez esteja apontando para a consolidação dessa integração produtiva e de normas e políticas comuns que devem se estender à área social com mais vigor - completou o subsecretário.
Durante o café da manhã, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) defendeu a concessão de estímulos nas regiões de fronteiras e uma atenção especial à saúde nessas áreas. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) questionou o embaixador sobre os avanços nos setores de educação, meio ambiente e direitos humanos, entre outros. Enio Cordeiro respondeu que há várias medidas importantes, que, no entanto, não têm visibilidade. Citou, entre elas, a equivalência entre currículos e títulos na educação fundamental e na educação técnica.
Ainda na reunião, os parlamentares discutiram os principais itens da pauta da 12ª sessão ordinária do Parlamento do Mercosul, que ocorre nesta segunda e na terça-feira (19) em Montevidéu.
Rita Nardelli / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
18/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mercadante defende criação de agência de desenvolvimento
Mercadante proporá agência de desenvolvimento para o Mercosul
Tebet defende criação de Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste
Mauro Miranda defende criação da Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste
Tebet defende criação de agência de desenvolvimento para o Centro-Oeste
Inácio Arruda defende a criação de fundos de desenvolvimento para o Mercosul