ODACIR DEFENDE PROJETO PARA ASSENTAMENTOS



O senador Odacir Soares (PFL-RO) defendeu as últimas medidas adotadas pelo governo para a efetivação da reforma agrária, especialmente o "Projeto Lumiar", que enfoca a assistência técnica nos assentamentos.

Entende o senador que o governo, com essa iniciativa, "compreende que o Programa Nacional de Reforma Agrária, para ser comprometido com a sustentabilidade e com a qualidade de vida das famílias assentadas, deve se estruturar em três vetores, complementares e interdependentes: o acesso à terra com infra-estrutura, o crédito e a assistência técnica".

Na opinião de Odacir Soares, nenhum desses vetores, isoladamente, grarante a consolidação da reforma agrária. Isso porque o acesso à terra, sem os recursos necessários para explorá-la, condena os novos assentados à mesma situação de pobreza na qual se encontra a metade da agricultura familiar no país.Já a falta de orientação técnica capaz de garantir a aplicação racional do crédito, além de acarretar desperdício de recursos, inviabiliza o resgate dos empréstimos e a sustentabilidade dos assentamentos.

O senador lamenta que o governo tenha "praticamente desmantelado" sua rede de extenção rural e assistência técnica, formada pela Emater e outras instituições, desativadas em alguns estados, mas acredita que a implementação do Projeto Lumiar conseguirá viabilizar os assentamentos, tornando-os unidades de produção estruturadas, produtivas, competitivas e integradas ao desenvolvimento municipal e regional.

18/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ODACIR SOARES DESTACA CENSO DE ASSENTAMENTOS

ADEMIR DEFENDE COOPERATIVAS PARA VIABILIZAR ASSENTAMENTOS

ODACIR ELOGIA PROJETO PARA COMBATER POBREZA NO CAMPO

PROJETO DE ODACIR ELEVA PENSÃO PARA "SOLDADOS DA BORRACHA"

Projeto cria Agrovilas como solução para assentamentos rurais

ODACIR DEFENDE AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA