ODACIR: FHC DEVE CONSIDERAR CRÍTICAS DA SOCIEDADE



O senador Odacir Soares (PTB-RO) disse que o presidente Fernando Henrique que não deve fechar os ouvidos às críticas feitas por alguns setores da sociedade, sob pena de isso vir a se tornar "pedra de tropeço ao seu projeto de reeleição". Para o senador, o governo não terá seu prestígio e sua autoridade em nada reduzidos se acatar ponderações a determinados projetos.

Como exemplo, ele citou os questionamento feitos pela Igreja em relação à ênfase dada a projetos econômico-financeiros em detrimento de programas da área social, ou mesmo a rapidez com que o governo socorre a instituições financeiras falidas, em contraste com o "descaso explícito com a sorte dos excluídos". Repetiu também as queixas de lideranças dos servidores públicos ao aumento diferenciado dado à categoria.

Odacir Soares considera que, mesmo quando as ponderações partem de partidos de oposição radical, não há razão para não serem consideradas. Depois de lembrar as críticas recentes feitas pelo líder do Movimento dos Sem Terra (MST), João Stédile, o senador afirmou que o último relatório sobre reforma agrária produzido pelo FMI "parece abonar as críticas dos sem-terra".

O relatório citado pelo senador diz que embora o Plano Real tenha reduzido a pobreza nos últimos anos, se não houver mudanças na política educacional e na distribuição de terras, o governo não conseguirá produzir melhoras substanciais daqui por diante.

24/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Indicados ao STJ dizem que Judiciário deve ouvir críticas da sociedade

Pensão deve considerar a legislação da data do óbito

Redução da cárie deve considerar renda da população

ODACIR ESPERA MENOS CRÍTICAS E MAIS AJUDA DOS EUA CONTRA DROGAS

TUMA: GOVERNO DEVE CONSIDERAR MERCOSUL AO ADOTAR MEDIDAS ECONÔMICAS

José Gomes diz que política de segurança deve considerar aspectos sociais